• Carregando...
O AmpliFi, da Ubiquiti Networks, é um roteador que ganhou design moderno, lembrando um relógio digital | Divulgação/Ubiquiti Networks
O AmpliFi, da Ubiquiti Networks, é um roteador que ganhou design moderno, lembrando um relógio digital| Foto: Divulgação/Ubiquiti Networks

Se fosse para elencar os maiores temores modernos, o wi-fi que não funciona talvez tivesse um lugar de destaque na lista. Mas, nesta questão, a indústria quer colocar um ponto final. Novo modelos e tecnologias de roteadores prometem logo acabar com a era do sinal ruim na internet sem fio.

De acordo com reportagem da Bloomberg, um dos pontos principais é o design. Por muito tempo as caixinhas quadradas com antenas estranhas contribuíram para piorar a qualidade do wi-fi. Isso porque, destaca o site, as pessoas preferem esconder tais roteadores a deixá-los em um lugar de destaque.

Com isso, os aparelhos vão parar embaixo de mesas ou em locais cujas barreiras físicas, como paredes, pioram a transmissão do sinal de internet. “O posicionamento ideal é no meio de uma sala, sem obstruções para permitir que os sinais sem fio circulem livremente”, destaca a Bloomberg.

Novos modelos estão investindo no visual justamente para que as peças não sejam escondidas. O Orbi, roteador da Netgear, lembra um purificador de ar; o AmpliFi, da Ubiquiti Networks, parece um relógio digital; o Velop, da Linksys, é como um primo do assistente virtual Echo, da Amazon.

A aparência não é a única melhoria. A Comcast, que é um dos grandes provedores de internet dos Estados Unidos, aconselha a sempre desligar o roteador quando há algum problema. Segundo a Bloomberg, isso acontece porque quando se reinicia o aparelho, ele procura novos caminhos de conexão -- os roteadores competem por ondas com telefones sem fio, monitores para bebês e outros sinais wi-fi ao redor.

Para resolver esta questão, a empresa pretende lançar até março um novo roteador chamado Advanced Wireless Gateway, que faz isso automaticamente (monitora o que está conectado à internet, busca dados na nuvem e ajusta a rede de acordo com o fluxo).

A Comcast também vai lançar seus aparelhos retransmissores de sinal -- gadgets para serem colocados na parede e capazes de receber o sinal do wi-fi e repassar para outros cômodos da casa, evitando os bloqueios. Esses retransmissores não são novidade, embora ainda incomuns.

Uma startup do Vale do Silício, na Califórnia, a A Plume Design, leva o conceito ainda além. Seus retransmissores são conectados nas tomadas de parede. O aparelho envia dados de tráfego para a nuvem e prioriza algumas atividades em detrimento de outras. Um computador em videoconferência, por exemplo, terá prioridade em relação a um que simplesmente está navegando na internet.

Estes aparelhos modernos estão no mercado norte-americano a partir de US$ 150.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]