• Carregando...
Segundo a Ford, os co-bots são máquinas “super-sensíveis” | Divulgação/Ford
Segundo a Ford, os co-bots são máquinas “super-sensíveis”| Foto: Divulgação/Ford

A Ford está testando o uso de robôs colaborativos – também chamados de co-bots – em sua fábrica de Colônia, na Alemanha. A utilização de robôs na indústria não é novidade há décadas, mas, neste caso, as máquinas têm um diferencial importante: por serem “super-sensíveis”, os robôs são capazes de fazer tarefas bem diversas além de ajudar na linha de produção, como buscar café e fazer massagens nos funcionários.

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

Oficialmente, as máquinas estão sendo empregadas na montagem de amortecedores da linha do Fiesta, onde conseguem garantir grande precisão e encaixe perfeito das peças, diminuindo o esforço dos profissionais humanos.

VÍDEO: confira imagens dos robôs colaborativos interagindo com os funcionários da fábrica

Com pouco mais de 90 centímetros de altura, os co-bots trabalham ao lado dos montadores em duas estações. Mais do que suportar o peso da ferramenta de instalação, eles permitem aos trabalhadores levantar e posicionar o amortecedor automaticamente no arco da roda, completando a instalação com o aperto de um botão.

Um vídeo divulgado pela montadora, no entanto, mostra os robôs interagindo de diversas outras maneiras com os funcionários. O braço robótico é mostrado mexendo em uma máquina de café e depois fazendo um brinde com os colegas humanos. Em outro momento, o braço é usado para fazer uma massagem nas costas de um trabalhador. Além disso, como o robô possui uma mão similar à humana no braço, ele pode acenar e até cumprimentar os trabalhadores.

Segundo a Ford, mais de mil trabalhadores da empresa foram ouvidos para identificar a melhor aplicação dos robôs colaborativos. Os co-bots têm sensores de alta tecnologia para detectar a presença de mãos ou dedos no caminho e param imediatamente se preciso para garantir a segurança.

O programa foi desenvolvido durante dois anos em parceria com a fabricante alemã de robôs KUKA Roboter GmbH. “Estamos orgulhosos de mostrar as capacidades da nossa nova geração de robôs sensíveis, que estão auxiliando os trabalhadores da Ford a realizar tarefas com desafios técnicos e ergonômicos”, diz em nota Klaus Link, gerente da KUKA Roboter. “Em parceria com a Ford e com base na resposta dos empregados, estamos estudando a ampliação do seu uso em outras aplicações”, completa.

Tendência

A utilização de robôs industriais capazes de conversar entre si e com os demais setores da fábrica é um dos pilares da chamada indústria 4.0. Dados da Federação Internacional de Robótica (IFR, da sigla em inglês) divulgados em abril mostram que o número de máquinas deste tipo vendidas ano passado foi recorde, atingindo a cifra de 240 mil unidades – o que corresponde a um crescimento de 8% em relação a 2014.

A Alemanha é um dos países que mais concentra robôs nas indústrias. Segundo a IFR, em 2014 havia 175,7 mil máquinas em operação nas fábricas do país. Os robôs articulados estão entre os modelos mais vendidos no mundo a cada ano – das 240 mil unidades vendidas em 2015, 150 mil se enquadram nesta categoria.

Assista abaixo ao vídeo que mostra os co-bots em ação na fábrica da Ford:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]