• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A Amazon estuda usar aeronaves gigantes como depósitos voadores que podem ajudar a varejista on-line a entregar mais de seus produtos com a ajuda de drones. O serviço de entregas por drones recebeu uma demonstração recente no Reino Unido pela primeira vez. Mas a ideia de uma frota de grandes aeronaves, revelada em um depósito de patente nos Estados Unidos, aumenta tremendamente essa ambição.

Veja imagens do “centro aéreo de recarga” da Amazon

Imagine que você esteja em um jogo e queira comprar uma refeição ou uma camiseta de seu time sem sair de sua cadeira. O sistema que a Amazon descreve permitiria que você fizesse o pedido e recebesse o produto em minutos. De seu chamado “centro aéreo de recarga” circulando sobre o estádio, a Amazon mandaria um drone com sua compra. O drone flutuaria no ar a maior parte do tempo e depois ligaria suas hélices e se orientaria diretamente até você.

Enquanto o objetivo da Amazon hoje seja fazer entregas com drones em até 30 minutos, as aeronaves poderiam reduzir esse tempo ainda mais. Diferentemente dos centros tradicionais de distribuição da empresa, que não mudam de lugar, os depósitos aéreos podem se mover para atenderem aumentos de demanda antes mesmo que eles ocorram, segundo o pedido de patente.

Grandes eventos, como um concerto ou um jogo, são exemplos que a Amazon aponta como usos claros da tecnologia. Mas a empresa também parece acreditar que usar as aeronaves reduziria os custos da entrega com drones em geral. A aeronave imaginada pela companhia tem raízes em uma tecnologia do século 19, quando alguns dos primeiros dirigíveis foram criados.

Funcionamento

Mandar drones de depósitos em solo demanda bastante energia, diz o pedido de patente, porque o drone precisa ativar suas hélices o tempo todo para voar. Além disso, a viagem de volta sem uma carga é uma desperdício. Em contraste, a Amazon acredita que poderia ser mais eficiente mandar um drone a partir de uma aeronave: o aparelho poderia flutuar a maior parte do tempo (como em um salto de paraquedas) em vez de usar seus propulsores.

A aeronave teria de ser recarregada periodicamente, é claro. A empresa acredita que outras aeronaves, menores e parecidas com drones, poderiam carregar os produtos necessários para manter as aeronaves carregadas.

Não há sinal de quando esse sistema poderia estrear e a Amazon não pôde comentar o assunto imediatamente. Algumas patentes nunca levam a produtos de fato. Mas as empresas de tecnologia Google e Facebook estão usando aeronaves e drones para levar conexões de internet, por isso era só uma questão de tempo até a Amazon começar a pensar em como usar essa tecnologia em seus negócios.

Projeto

Confira imagens do projeto do “centro aéreo de recarga” da Amazon, reveladas em um depósito de patente nos Estados Unidos:

Handout/Handout

Handout/Handout
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]