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O sistema da Otto inclui câmeras, sensores e radares que “enxergam” a rodovia | Divulgação/Otto
O sistema da Otto inclui câmeras, sensores e radares que “enxergam” a rodovia| Foto: Divulgação/Otto

A startup Otto, comprada pelo Uber em agosto, conquistou uma façanha memorável na última semana. Um caminhão comandado por um sofisticado sistema de computador percorreu estradas do Colorado, nos EUA, levando na “bagagem” 50 mil latas de Budweiser – feito que foi anunciado como a primeira entrega comercial a usar a tecnologia que dispensa motoristas.

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A experiência foi feita em um caminhão da Volvo equipado com a tecnologia de direção autônoma da Otto. O percurso da viagem se estendeu por 193 quilômetros.

Vejo o vídeo que mostra o caminhão autônomo fazendo a entrega

Ao contrário de outros sistemas semiautônomos já disponíveis, como o piloto automático da Tesla, a tecnologia da Otto permite que motoristas larguem a direção do veículo completamente – ao menos quando o caminhão estiver em rodovias e não precisar se preocupar com elementos como pedestres e ciclistas. Condutores humanos ainda precisam assumir o controle assim que os veículos entram em estradas municipais.

O sistema da Otto inclui câmeras, radares e sensores integrados à carroceria que permitem aos veículos “enxergar” a estrada. Segundo a empresa, um motorista profissional acompanhou toda a viagem pelo Colorado na cabine do caminhão, mas não no assento da direção – o “copiloto” ficou o tempo todo no leito da cabine, que caminhoneiros usam para dormir.

“Com o sistema da Otto, caminhoneiros terão a oportunidade de descansar durante longos trajetos nas rodovias enquanto o caminhão continua a trafegar e ganhar dinheiro para eles. Quando você ver futuramente um caminhão rodando pela estrada sem ninguém atrás do volante, saberá que é altamente improvável que ele vai se envolver em um acidente, dirigir de maneira agressiva ou desperdiçar combustível”, afirma a empresa em um comunicado.

Analistas da indústria preveem há tempos que veículos autônomos irão transformar negócios como os de transportes de carga e mineração antes de chegarem ao público final. O que pode significar grandes oportunidades para a Otto, já que cerca de 70% de todos os fretes nos Estados Unidos são feitos por meio de caminhões.

Veja abaixo um vídeo da Otto (em inglês) que mostra o caminhão autônomo fazendo a entrega:

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