• Carregando...
Google testa carros autônomos: mudar de faixa, respeitar o semáforo e buzinar com inteligência são algumas das suas funções | Divulgação/Google
Google testa carros autônomos: mudar de faixa, respeitar o semáforo e buzinar com inteligência são algumas das suas funções| Foto: Divulgação/Google

O Google revelou que seus carros autônomos não sabem somente mudar de faixa e respeitar a luz amarela do semáforo. Agora eles podem também buzinar como qualquer ser humano.

Enquanto os protótipos da empresa são testados nas estradas públicas, o Google começou a treinar seus computadores a confiar na buzina para cenários específicos, como quando um outro motorista está dando ré e não percebe a aproximação do carro autônomo. Em outra situação, ele buzinará quando um motorista começa a invadir uma faixa ocupada.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: leia mais sobre carros autônomos, robótica e drones

Siga Tecnologia e Inteligência Artificial no Twitter

A empresa está aplicando este recurso depois de testá-lo de uma forma que só era percebida de dentro do próprio carro. Os engenheiros não queriam que o veículo buzinasse para outras pessoas desnecessariamente ou por engano.

Então, quando o carro buzinava acidentalmente para alguém durante os testes, apenas os funcionários do Google em seu interior podiam ouvir e imediatamente ensinavam o computador de que aquele não era um momento apropriado para a buzina.

Embora o sistema ainda exija ajuste, é fácil imaginar que um dia a buzinada do Google será mais confiável do que a humana. Basta pensar no seu último trajeto de carro; alguém buzinou para você? Será que havia algum perigo real ou a pessoa atrás do volante apenas estava em um dia ruim? Às vezes é difícil de dizer.

Mas o Google quer que seu carro sem motorista seja mais criterioso no uso da buzina.

“Se um outro veículo está lentamente dando ré em nossa direção, poderemos criar dois toques curtos, de forma mais amigável, apenas para que o motorista saiba que estamos atrás”, escreveu a empresa em seu último relatório mensal sobre os carros autônomos. “No entanto, se há uma situação de mais urgência, usaremos um toque alto e de maior duração”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]