• Carregando...
O Firesound tem 1 metro de diâmetro e o formato de um disco | Divulgação/Charles Bombardier
O Firesound tem 1 metro de diâmetro e o formato de um disco| Foto: Divulgação/Charles Bombardier

Usar drones para monitorar grandes áreas, como florestas e parques, não é mais novidade há um bom tempo. Mas agora uma ONG canadense quer dar um passo adiante e utilizar as aeronaves para ajudar bombeiros e órgãos ambientais a combater pequenos focos de incêndio nesses locais, antes que o fogo se alastre.

Batizado de Firesound, o protótipo foi desenvolvido pelo engenheiro canadense Charles Bombardier, responsável pela ONG Imaginactive, que reúne inventores e engenheiros para divulgar ideias e conceitos inovadores que podem ser usados por empresas ou pessoas comuns.

Divulgação/Charles Bombardier

O “drone bombeiro” possui o visual de um disco, semelhante à imagem de discos voadores comuns em filmes de ficção científica. O principal diferencial da aeronave é utilizar ondas sonoras de baixa frequência (quase inaudíveis para o ouvido humano) para extinguir chamas – as ondas conseguem remover o oxigênio que há em um pequeno foco de fogo.

Obviamente, a tecnologia funciona só para combater chamas de baixa intensidade. Mas a intenção da aeronave é justamente servir como um instrumento de prevenção, evitando que uma pequena chama se transforme em um incêndio de grandes proporções. Para isso, o drone procura esses focos usando câmeras térmicas e sensores de fumaça, capazes de detectar o fogo à distância.

“Em parques nacionais ao redor do mundo, nós temos pessoas que fazem fogueiras em acampamentos e depois saem do local na manhã seguinte, sem apagar o fogo da forma apropriada. Estes drones podem ser usados por agentes do parque para inspecionar cada local e ter certeza de que todas as fogueiras foram extintas”, afirma Bombardier, em entrevista à BBC.

Ainda não há previsão para que o Firesound ganhe as florestas. Assim como outros projetos desenvolvidos pela Imaginactive, o protótipo fica à disposição de empresas interessadas em bancar e produzir o aparelho. No site da ONG há uma série de conceitos e designs de possíveis novos aparelhos, que incluem um carrinho de compras autônomo e vários outros modelos de drones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]