• Carregando...
Entregas serão feitas em parceria com a companhia de delivery Flirtey | Divulgação/Domino’s
Entregas serão feitas em parceria com a companhia de delivery Flirtey| Foto: Divulgação/Domino’s

Exatamente quanto você precisa dar de gorjeta para um drone entregador de pizzas? Essa é apenas uma das questões que habitantes da Nova Zelândia vão ter de encarar em breve, com a proposta da rede de usar as aeronaves para levar os pedidos até a porta de casa dos consumidores.

Outros dilemas para refletir: o que acontece se começa a chover antes da minha refeição chegar? E se o cachorro do vizinho seguir o drone até a minha porta? Criar um drone entregador de pizzas é mesmo o melhor uso do tempo de um engenheiro?

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

A Domino’s Pizza Enterprises da Nova Zelândia já havia demonstrado com sucesso um drone capaz de transportar pizzas e agora a rede se unirá com uma companhia de delivery com drones chamada Flirtey para tornar o serviço disponível para consumidores do país ainda neste ano, segundo o jornal “The Guardian”. O país aprovou ano passado o uso comercial das aeronaves para delivery, tornando-se uma das primeiras nações no mundo a permitir este tipo de serviço.

Siga a @gptecno no Twitter

A Domino’s Pizza Enterprises detém os direitos da franquia master para a marca Domino’s na Nova Zelândia, Austrália, Japão, França e Alemanha, entre outros países. Maior franquia internacional da Domino’s, a companhia contabiliza mais de 1.900 unidades no total.

“Com o número crescente de entregas que fazemos todos os anos, tivemos que encarar o desafio de garantir que o tempo dessas entregas continue a diminuir e que possamos oferecer aos nossos consumidores novas e inovadoras maneiras de fazer os pedidos”, afirmou o diretor geral do grupo Domino’s, Don Meij, ao jornal “New Zealand Herald”.

Nos Estados Unidos, pensar em deliveries com drones é bem mais complicado. Os órgãos reguladores da aviação e a administração Obama impuseram controles rígidos sobre quem pode pilotar as aeronaves e onde isso pode ser feito, embora companhias como a Amazon e Google estejam seriamente flertando com o conceito.

Mesmo assim, poucos levam tão a sério a inovação no “mercado de pizzas” quanto os neozelandeses e seus vizinhos australianos. Neste ano, o laboratório de pesquisa da Domino’s Pizza Enterprises na Austrália apresentou o protótipo de um robô autônomo semelhante a um fogão sobre rodas capaz de transportar até 10 pizzas por viagem. Em março, a máquina, batizada de Domino’s Robot Unit, fez sua primeira entrega.

“Nós temos uma paixão implacável em ultrapassar as fronteiras do que é possível no delivery de pizzas”, afirmou em março ao Washington Post o executivo para negócios digitais da Domino’s na Austrália, Michael Gillespie. “Enquanto avançamos, já não é mais difícil de acreditar que um dia teremos um restaurante com vários robôs fazendo entregas”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]