• Carregando...
“Bazuca” criada pela empresa britânica Open Works dispara uma rede que captura o drone | Open Works /Divulgação
“Bazuca” criada pela empresa britânica Open Works dispara uma rede que captura o drone| Foto: Open Works /Divulgação

Os drones estão a cada dia mais populares mundo afora, mesmo em países em que o uso das aeronaves ainda aguarda uma regulamentação – caso do Brasil, por exemplo. Mas, como seria de se esperar, nem todos estão felizes com a possibilidade de dar de cara com uma aeronave sobrevoando seu quintal.

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

Tanto que várias empresas e órgãos de segurança já estão apresentando maneiras de combater drones ou ao menos manter os aparelhos à distância. Veja abaixo algumas soluções inusitadas:

Drone pescador

Nada mais óbvio do que combater drones usando... drones. O Departamento de Polícia de Tóquio começou a testar ano passado aeronaves que carregam uma espécie de rede capaz de capturar outros drones. A intenção é proteger locais importantes da região, como o escritório do primeiro-ministro japonês – em abril do ano passado, um drone carregando uma garrafa com material radioativo pousou no prédio.

O vídeo abaixo, divulgado por uma agência de notícias do país, mostra a estratégia em ação: o drone é “fisgado” pela rede e pode ser levado com segurança para o solo.

Drone pescador (nível hard)

Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Michigan, nos Estados Unidos, trabalham em uma iniciativa bem semelhante à da polícia japonesa, que também usa drones. A diferença aqui é que a aeronave, batizada de Robotic Falcon, dispara a rede em direção à aeronave inimiga. O drone capturado pode ser então “carregado” pelo “Falcão Robótico”.

O sistema de captura pode ser autônomo ou controlado por um piloto no solo. Veja abaixo um vídeo produzido pela universidade, que mostra o momento em que um drone é “fisgado”.

Águias raivosas

Uma das iniciativas mais curiosas está sendo feita pela polícia holandesa, que tem treinado águias para identificar e capturar drones que representem ameaças. Os testes com as aves de rapina devem ser concluídos até o fim deste ano.

Veja abaixo as águias em ação:

O predador de ‘drones’

A Polícia holandesa aposta em uma nova arma para combater o uso de ‘drones’ não autorizados em áreas restritas das cidades do país. A tecnologia, que pode ser inimiga da privacidade, pode ganhar um predador alado.

+ VÍDEOS

Bazuca anti-drones

No início deste ano, a empresa britânica Open Works apresentou uma espécie de bazuca, batizada de SkyWall100, que dispara uma rede que captura drones sem destruí-los. Como as redes são equipadas com paraquedas, as aeronaves caem no solo quase intactas e podem ser capturadas e identificadas.

A “bazuca” é portátil e pode ser manuseada com facilidade por um soldado, policial ou segurança. A arma também é equipada com uma “mira inteligente”, que consegue prever o trajeto do alvo e indicar ao operador o melhor momento do disparo.

Confira o vídeo que mostra o potencial da arma:

Laser de calor

Até a gigante Boeing, que fabrica aeronaves, entrou no ramo de defesa anti-drone. Ano passado, a empresa apresentou um sistema portátil que usa um laser de calor para derrubar aeronaves. Segundo a Boeing, a arma leva apenas 15 minutos para ser montada e 15 segundos para derrubar um drone.

O diferencial em relação a outras iniciativas desta lista é que o sistema tem um radar potente, capaz de encontrar as pequenas aeronaves a uma distância de até 40 quilômetros. Por outro lado, os estragos ao drone são inevitáveis, já que o aparelho pega foco e então despenca no chão – por isso, seu uso é recomendado somente para regiões de guerra.

O vídeo abaixo, divulgado pela Boeing, mostra o sistema em funcionamento:

Rifle offline

A empresa norte-americana de pesquisas Battelle apresentou no fim do ano passado uma espécie de rifle com uma antena embutida que “dispara” frequências de rádio capazes de embaralhar o sinal de GPS do drone e cortar sua conexão com o piloto. É como se a aeronave ficasse offline e passasse a ser comandada pelo portador da arma, que pode trazer o aparelho para o solo em segurança.

Veja abaixo a arma em ação, em um vídeo oficial da empresa:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]