• Carregando...
Hillary Clinton e Donald Trump são os principais nomes das eleições presidenciais nos EUA | /AFP
Hillary Clinton e Donald Trump são os principais nomes das eleições presidenciais nos EUA| Foto: /AFP

Uma “inteligência artificial coletiva” [um sistema que cruza opiniões de várias pessoas para formular a sua própria] chamada UNU deu as caras no fórum online Reddit na semana passada para responder a perguntas sobre a política dos EUA. Por quê? A ideia, segundo seus criadores, é que um grupo de muitas mentes trabalhando juntas é melhor em prever o resultado de algo do que uma pessoa sozinha.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: leia mais sobre novas tecnologias

A empresa por trás dela tem histórico: recentemente, previu de forma correta os primeiros quatro lugares do Kentucky Derby (uma tradicional corrida de cavalos), usando uma mente coletiva [o termo em inglês é “hive mind”] de 20 especialistas no assunto.

Twitter: siga Inteligência Artificial e Tecnologia no Twitter

O conjunto que respondeu às perguntas políticas, por sua vez, era composto de indivíduos que responderam a um anúncio online no Reddit e alguns outros sites e cujo único requisito era serem cidadãos americanos em idade de votar.

A demografia do grupo, estudado pela Unanimous A.I, mostrava mais jovens (75% dos participantes tinham menos de 36), do sexo masculino (cerca de 59%, ante 41% do sexo feminino) e de perfil liberal (22% eram republicanos, 42% democratas e 36% independentes) do que a média da população. A empresa não levantou dados sobre a raça ou etnia dos participantes.

O sistema previu que Hillary Clinton será a próxima presidente norte-americana, apesar de a mente coletiva parecer não gostar dela.

A ideia aqui é que, em vez de usar uma pesquisa ou uma enquete para descobrir o que o coletivo está pensando, um grupo irá simular a experiência de pensar em conjunto.

A forma como funciona o UNU, em particular, parece um bate-papo visual: nos chats, geralmente agrupados por tópico, usuários recebem uma pergunta e têm 60 segundos para responder.

A maneira como você responde é um pouco mais complicada do que simplesmente clicar em um botão e votar. Cada pessoa tem um pequeno imã virtual, que eles podem usar para mover um disco na direção da resposta que acredita ser a correta. Parece um tabuleiro Ouija caótico. Quanto mais as pessoas levam o disco na direção de uma resposta, mais rápido ele se move. Enquanto você vota, pode ver os imãs de todos os outros participantes, o que dá uma ideia do que o grupo está pensando.

Perguntamos para Louis Rosenberg, presidente-executivo da Unanimous A.I, sobre os resultados e ele disse não estar muito preocupado com as disparidades demográficas entre a mente coletiva e a população geral. “Eu aprendi a não contestar as respostas que o UNU dá”, disse, observando que há cerca de um ano a mente coletiva usada para responder a perguntas políticas “parecia excessivamente entusiasmada com Trump e Sanders”, em contraste com as discussões na mídia sobre os candidatos. “Estávamos preocupados que estivesse desregulado, mas, em vez disso, o UNU se mostrou positivamente fora da curva “, acrescentou.

É importante notar que os resultados do UNU refletem pelo menos um ponto sustentado pelas pesquisas: Bernie Sanders, quando enfrenta Donald Trump em uma eleição geral hipotética, se sai melhor do que Hillary Clinton.

“Cada mente coletiva que criamos tem a sua própria composição, o que significa uma inteligência emergente com a sua própria personalidade e sensibilidade”, disse Rosenberg, acrescentando que a amostra do Reddit era “altamente informada” e que as perguntas respondidas foram mais preditivas do que baseadas em preferências.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]