• Carregando...
Promobot é cercado por policiais após campanha ilegal nas ruas de Moscou | Reprodução
Promobot é cercado por policiais após campanha ilegal nas ruas de Moscou| Foto: Reprodução

O Promobot, desenvolvido pela empresa russa de mesmo nome, já pode receber a faixa de robô mais encrenqueiro do mundo. Após fugir de um laboratório duas vezes e ter até cogitada a sua morte, ele aprontou mais uma: foi apreendido por fazer campanha ilegal para um candidato ultraconservador ao parlamento do país.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: leia mais sobre IA e novas tecnologias

O caso aconteceu na semana passada. Segundo o Quartz, Promobot participava da campanha de Valery Kalachev em uma área central de Moscou. A “prisão” aconteceu após uma pessoa chamar a polícia porque a máquina estava “gravando a opinião dos eleitores para depois fazer uma análise”.

Curta a página “Direto para o futuro” no Facebook

Um porta-voz da empresa responsável pelo robô disse que “ele não ofereceu resistência à apreensão”. Apesar disso, testemunhas contaram a vários veículos que a polícia tentou, sem sucesso, algemá-lo.

Para o MIT Technology Review ( divisão de notícias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts), é possível que toda a história tenha sido forçada pela fabricante, já que o Promobot ganhou uma aura pop em duas fugas de um laboratório na cidade de Prem, há alguns meses.

SIGA: @gptecno no Twitter

Ainda assim, destaca a instituição, o evento levanta uma questão importante em um mundo onde a proliferação de robôs inteligentes parece iminente: quais leis devem ser aplicadas a estes sistemas? “As leis são praticamente inexistentes, apesar de as pessoas ouvirem há décadas de que estas máquinas vão precisar de seu próprio conjunto legislativo”, escreve Jamie Condliffe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]