• Carregando...
Modelo K5, da Knightscope, vinha sendo usado na segurança do Stanford Shopping Center há um ano | Divulgação/Knightscope
Modelo K5, da Knightscope, vinha sendo usado na segurança do Stanford Shopping Center há um ano| Foto: Divulgação/Knightscope

Uma criança de apenas 1 ano e quatro meses foi ferida por um robô autônomo em Palo Alto, na Califórnia, na última quinta-feira (7). O incidente ocorreu em um shopping e agora os pais da criança alertam para o risco de tal tecnologia.

De acordo com reportagem da rede ABC, o menino foi atropelado pela máquina usada há um ano na segurança shopping. “O robô bateu na cabeça de meu filho, que caiu com o rosto no chão. E ele não parou, continuou se movendo para cima dele”, contou Tiffany Teng, mãe de Harwim.

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

Os pais dizem que o robô, de 136 quilos e um metro e meio de altura, passou por cima do pé direito do garoto, que por sorte não teve nenhum osso quebrado, apenas arranhões.

O modelo usado no shopping, de acordo com o site Gizmodo, é um K5, da fabricante Knightscope (sediada no Vale do Silício). O robô é totalmente autônomo e foi desenvolvido para detectar e coibir crimes. Para isso, ele é equipado com uma série de sensores (incluindo termais), câmeras, radar e microfone.

Siga a @gptecno no Twitter

Uma das funções dos sensores é perceber movimento suspeitos e avisar as autoridades. Por isso, precisam varrer um bom ângulo. Mas, por algum motivo, eles não conseguiram detectar a presença criança. A falha lembra, em algum grau, o acidente recente com um carro Tesla equipado com piloto automático. Na ocasião, os radares e sensores do veículo não conseguiram perceber um caminhão. O choque causou a morte de uma pessoa.

Curta a página Direto para o Futuro no Facebook

Ao Gizmodo, a fabricante lamentou o acidente e disse que “aprimora a tecnologia diariamente, assim como todas as outras empresas do segmento no Vale do Silício”. “Até agora, as máquinas da Knightscope já foram usadas por mais de 35 mil horas e percorreram mais de 25 mil milhas. Este é o primeiro relato de acidente”, completa a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]