Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
assistente virtual

Siri, da Apple, vai passar a mandar mensagens no WhatsApp e chamar carro do Uber

Novo recurso permitirá que os usuários do iPhone se conectem, através do comando de voz, com serviços que não sejam da Apple para enviar mensagens, fazer pagamentos e buscar fotos

 | GABRIELLE LURIE/AFP
(Foto: GABRIELLE LURIE/AFP)

A Apple anunciou na segunda-feira (13) que vai abrir o seu assistente digital Siri para aplicativos externos, intensificando os seus esforços de inteligência artificial para competir com os serviços rivais da Amazon, Google e Microsoft.

O novo recurso permitirá que os usuários do iPhone se conectem, através do comando de voz, com serviços que não sejam da Apple para enviar mensagens, fazer pagamentos e buscar fotos, por exemplo.

Leia mais sobre inteligência artificial e novas tecnologias

“Agora você vai poder dizer à Siri para enviar um WeChat”, disse o vice-presidente da Apple Craig Federighi, se referindo ao aplicativo de mensagens chinês. Federighi disse que a Siri também irá trabalhar com aplicativos como Slack, WhatsApp, Uber e Lyft, por exemplo.

O anúncio, feito na conferência anual de desenvolvedores da Apple, em San Francisco, marca uma nova abordagem da empresa, que até agora limitou o alcance da maioria dos seus serviços aos seus próprios aplicativos no sistema operacional móvel iOS.

Siga a @gptecno no Twitter

O novo recurso vai estrear no sistema operacional iOS10, que deve ser lançado ainda este ano.

O aplicativo Apple Maps, que teve um lançamento marcado por falhas em 2012, também será aberto para desenvolvedores externos.

Isto significa que os usuários do iPhone que estejam navegando com o Apple Maps poderão, por exemplo, fazer uma reserva em um restaurante usando um serviço de terceiros, tais como o Open Table, disse o também vice-presidente da Apple Eddy Cue.

Foco em serviços

Os anúncios mostram uma aposta da Apple pelos serviços em meio a uma desaceleração de vendas do seu produto mais lucrativo, o iPhone, e a um mercado de tablets fraco que vem prejudicando as vendas do seu iPad.

A Apple disse, ainda, que vai levar a Siri também para o seu sistema de computador Mac, permitindo aos usuários fazerem buscas nas suas máquinas ou na internet através de comandos de voz.

As novidades ampliam a área de atuação da Siri, que enfrenta a concorrência crescente dos assistentes digitais Cortana da Microsoft, Alexa da Amazon e Google Now, que também usam inteligência artificial.

Em outro anúncio, a Apple indicou que está expandindo seu sistema Apple Pay para a internet, permitindo aos comerciantes realizarem transações que podem ser autenticadas no iPhone ou no Apple Watch de um usuário.

Federighi disse que o Apple Pay seria expandido “nos próximos meses” para mais mercados, incluindo a Suíça, a França e Hong Kong.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.