• Carregando...
 | Divulgação/Hyper-Reality
| Foto: Divulgação/Hyper-Reality

Óculos de realidade aumentada, dispositivos “vestíveis” de acesso à internet (os wearables) e outros equipamentos inteligentes soam como um caminho maravilhoso e sem qualquer percalço para um futuro de praticidade. Mas, talvez não seja bem. Pelo menos para os críticos.

O designer e cineasta britânico Keiichi Matsuda é um deles. Ele lançou um provocativo filme de pouco mais de seis minutos que mostra como toda esta tecnologia, se não for bem pensada, pode transformar a vida em um caos.

O projeto chamado Hyper-Reality mostra um futuro perturbador da realidade aumentada – aquela tecnologia desenvolvida por aparelhos como o Google Glass, que mistura a realidade com projeções virtuais. Nesta mistura, o usuário do gadget é exposto a um ambiente de interação com informações de praticamente tudo que está a sua volta. Por exemplo, ao entrar em um supermercado recebe imagens com detalhes de produtos, promoções, preços...

O vídeo mostra a perspectiva de uma protagonista nas ruas da Colômbia. Aos poucos, ela vai se mostrando irritada com o excesso de informações, falta de segurança digital e falhas do sistema. “É uma visão caleidoscópica e provocativa do futuro, na qual as realidades física e virtual se misturam e a cidade fica saturada de mídias”, define o artista.

Veja o vídeo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]