• Carregando...

O Instituto Brasileiro de Geo­grafia e Estatística (IBGE) foi obrigado a antecipar ontem o resultado do Índice de Preços ao Consu­midor Amplo (IPCA) de outubro, que ficou em 0,43%. O resultado do índice, usado no acompanhamento oficial da inflação, vazou no sistema informatizado – o que o instituto, em uma nota curta distribuída no início da noite de ontem, identificou apenas como uma "falha no sistema de publicação de informações" do site.

Somente os títulos dos comunicados das pesquisas que seriam anunciadas hoje vazaram, e não os comunicados na íntegra. O IBGE informou que as informações dos títulos não chegaram a estar no portal do instituto. Mas, devido ao vazamento, poderiam ser acessadas via outras tecnologias, como celulares, por exemplo. A comunicação do instituto elaborou comunicado enviando para todo o seu mailing as informações antecipadas, "prezando igualdade de acesso à informação pública".

De acordo com informações não oficiais, a assessoria de imprensa do IBGE teria tomado conhecimento do vazamento por volta das 18h30. As operações em bolsa de valores podem ser feitas até as 18 horas. Mas, no mercado futuro de juros, no qual esse tipo de informação pode ser extremamente valiosa, as operações são encerradas pouco antes das 17 horas.

Somente hoje o IBGE dará mais explicações sobre o vazamento, com participação, inclusive, dos superintendentes responsáveis pela área de informática na conversa com jornalistas, convocada inicialmente para divulgar o resultado do IPCA. A inflação veio dentro das expectativas do mercado.

Procurada ontem, a assessoria do Banco Central disse que a instituição não comentaria o ocorrido. Em setembro, o IPCA havia ficado em 0,53%. O IBGE divulgou também o índice do emprego industrial, que caiu 0,4% em setembro. Algumas informações desencontradas davam conta de que os dados vazaram de um sistema que alimenta as publicações do site do instituto.

Em junho deste ano, o site do IBGE foi invadido por hackers. Mas, segundo o IBGE, não houve danos maiores ao sistema nem modificações nas estatísticas. No site aparecia a inscrição "IBGE Hackeado – Fail Shell", sobre uma imagem com um olho representando a bandeira do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]