• Carregando...

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta quinta-feira que a inflação em 12 meses deve atingir o auge neste mês de agosto. Segundo ele, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve iniciar trajetória de queda em setembro, intensificando esse movimento a partir de outubro.

Ele retificou informação dada no início de sua entrevista no programa "Bom Dia, Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), explicando que espera que a inflação em 12 meses deverá cair dois pontos porcentuais no período de setembro de 2011 a abril de 2012.

Conforto

O presidente do Banco Central disse que a autoridade monetária está mais confortável com o controle da inflação. Em entrevista após sua participação no programa "Bom Dia Ministro", Tombini reiterou a avaliação de que a inflação mensal já está em queda e que, no acumulado em 12 meses, deverá recuar a partir de setembro.

"Esperamos que, de setembro a abril, a inflação tenha uma queda importante", disse Tombini, que antes já havia dimensionado esse recuo em dois pontos porcentuais.

Tombini avaliou que a crise internacional, independentemente de seus próximos desdobramentos, já implica expectativas menores de crescimento global em 2011 e 2012. Segundo ele, essa situação deve evitar uma pressão adicional de preços de commodities. Tombini disse não esperar um recuo da liquidez internacional, mas tampouco uma ampliação desta liquidez, que poderia implicar impulso adicional às commodities.

Questionado sobre o motivo de o BC ter retirado da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) o compromisso de levar a inflação ao centro da meta (4,5%) em 2012, Tombini respondeu: "Não tirou. O BC tem o compromisso com a meta em 2012."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]