• Carregando...
Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. | Dorivan Marinho/Midas Press/Folhapress
Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.| Foto: Dorivan Marinho/Midas Press/Folhapress

O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), André Calixtre, disse nesta terça-feira (27) que a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, foi a origem da crise de emprego no país.

“[A crise do emprego] começa com a desorganização da cadeia de petróleo e gás, que tem impacto muito importante sobre a construção civil. O emprego na construção civil cai 6%. É ali que começou o processo da crise de desemprego”, disse Calixtre.

Segundo ele, a Operação Lava Jato teve assim um custo social para os brasileiros, ainda que essa não tenha sido a intenção da operação, que investiga um grande esquema de corrupção envolvendo a Petrobras, empreiteiras e políticos.

“Não podemos ignorar o fato de as empresas investigadas não poderem mais operar negócios, terem acesso ao crédito e às licitações. A verdade é que a cadeia de petróleo e gás sofreu um imenso impacto”, disse o diretor do Ipea.

Ele não soube precisar o impacto da Operação Lava Jato no desemprego no país. A taxa de desemprego cresceu de 7% no primeiro semestre do ano passado para 8,1% no mesmo período deste ano, segundo dados da Pnad Contínua, do IBGE.

PIB

Recentemente, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda divulgou um estudo mostrando a redução dos investimentos da Petrobras seria responsável por 2 pontos percentuais da queda do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano.

Oficialmente, a Secretaria de Política Econômica prevê uma queda de 2,44% do PIB neste ano. Os economistas do mercado consultados pelo boletim Focus, do Banco Central, preveem uma retração mais intensa da economia, de 3,02% do PIB neste ano.

“O resto [da crise de emprego] veio depois, com a queda da atividade econômica. Houve essa confluência da consequência [da Lava Jato] na cadeia [do setor de óleo e gás] e a reversão das expectativas econômicas e do cenário externo”, disse.

Calixtre participou do evento para apresentar um boletim do Ipea sobre mercado de trabalho, no Centro do Rio. Após o fim do evento, ele disse à reportagem que “sem os indícios de corrupção não haveria a Lava Jato e nem o impacto no emprego”.

Sabe-se que a Petrobras vivia problemas de caixa antes da divulgação do acordo de delação premiada de Paulo Roberto Costa, em setembro do ano passado. Para o diretor, porém, o ajuste na Petrobras teria sido “mais suave” sem a crise.

MEDIDAS

O documento divulgado pelo Ipea, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, conclui que os indicadores do mercado de trabalho tiveram resultado “preocupante no passado recente”, como a “elevação expressiva” da taxa de desemprego medida pelo IBGE.

Segundo o estudo do Ipea, o mercado de trabalho foi afetado por um “momento delicado”, com a queda no nível de atividade e inflação elevada, o aumento dos juros e o “contexto político marcado por incertezas”.

O boletim de emprego do Ipea também reuniu artigos sobre as medidas adotadas pelo governo para enfrentar a piora do mercado de trabalho. As conclusões do Ipea foram basicamente favoráveis às medidas adotada pelo governo.

Um trabalho mostra que o custo do Programa de Proteção ao Emprego do governo, que beneficiava 11.464 pessoas por volta de junho deste ano, quando a pesquisa foi feita, seria muito mais barato do que pagar seguro desemprego aos trabalhadores.

Por esse programa, uma empresa pode reduzir salários e jornada dos trabalhadores em troca de garantia no emprego. Metade da redução salarial do trabalhador é bancada pelo governo. A ideia é evitar mais demissões no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]