• Carregando...

O governo do Paraná começa a enviar as correspondências sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na próxima segunda-feira (20). Os proprietários dos 4,2 milhões de veículos que tem registro ativo no cadastro do Detran-PR devem pagar o imposto à vista ou em até cinco parcelas, entre março e julho.

Para quem escolher quitar o imposto à vista até fevereiro, a Secretaria da Fazenda oferece desconto de 5% do valor. O dia de vencimento depende do número final da placa. O vencimento inicia-se no dia 10, para os veículos com final de placa 1, e prossegue até o dia 21, para os que têm placa com final 0. O calendário pode ser acessado aqui.

A previsão do órgão que recebe o IPVA é que o recolhimento dessa taxa some R$ 1,97 bilhão em 2014, cerca de 12% a mais que o lançamento do ano passado. De acordo com a Secretaria da Fazenda, 50% do total arrecadado serão destinados aos municípios.

Na correspondência enviada pela Secretaria da Fazenda, constam todos os dados do veículo, valor estimado do bem e imposto devido. Em anexo, o contribuinte deve encontrar uma ficha de compensação, documento que permite pagamento em bancos e caixas automáticos. A ficha que vai pelos Correios vale para quem for fazer o pagamento à vista. Quem for parcelar deve imprimir as fichas dos valores mensais na internet.

Pagamento

O pagamento do IPVA pode ser feito nas agências das instituições credenciadas (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi). Basta apresentar o número do Renavam ou, em qualquer banco, por meio de ficha de compensação anexa à correspondência que será enviada pelos Correios.

No ano passado, alguns contribuintes que tentaram pagar pela internet tiveram problemas com um vírus de computador que redirecionava o pagamento para a conta dos criminosos. O boleto bancário continuava idêntico ao original, mas o vírus gerava mudança no código do documento. A secretaria da Fazenda informou que, no ano passado, cerca de 10 contribuintes procuraram o órgão por conta do golpe, mas não há uma estimativa de quantas pessoas foram afetadas. Ainda conforme a assessoria de imprensa, nesse ano, quem tiver de acessar os boletos pela internet encontrará os documentos em formato .pdf (sigla para Portable Document Format, em inglês), o que dificulta a ação dos estelionatários.

A Secretaria indica ainda que o vírus estava na máquina dos contribuintes, que devem redobrar a atenção e atualizar os sistemas antivírus.

Valor menor

Em média, neste ano, o IPVA está 4% mais baixo para os donos de automóveis em relação a 2013, enquanto a redução média para caminhões é de 5,6% e para motos, de 3,4%. O Estado utiliza a pesquisa no mercado feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) como referência para estabelecer o valor do imposto a ser recolhido.

A alíquota se mantém em 1% do valor do veículo para ônibus, micro-ônibus, caminhões e carros movidos a gás natural. Para motocicletas e similares, automóveis e caminhonetes o índice de cálculo é de 2,5%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]