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As pesquisas para desenvolver o Sora-e começaram em 2012 | Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
As pesquisas para desenvolver o Sora-e começaram em 2012| Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional e a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), apresentaram nesta terça-feira (23) o primeiro avião elétrico tripulado da América Latina, batizado de Sora-e.

GALERIA: veja imagens do voo inaugural do avião elétrico Sora-e

O voo inaugural ocorreu na pista do aeroporto da binacional, localizada na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias. A aeronave foi pilotada pelo engenheiro Alexandre Zaramella, sócio-diretor da ACS Aviation.

O voo, considerado histórico pelas duas empresas, durou apenas cinco minutos. O Sora-e decolou exatamente às 14h28 (horário de Brasília) e sobrevoou o entorno do reservatório da usina Itaipu.

Pesquisas

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, as pesquisas com o avião elétrico reforçam o compromisso do Brasil e do Paraguai de desenvolver tecnologias limpas e “mostram que é possível compatibilizar o desenvolvimento, a geração de emprego, a vida do planeta e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”.

As pesquisas para desenvolver o Sora-e começaram em 2012, dentro do Programa VE de Itaipu, em parceria com própria ACS Aviation e a Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os testes de bancadas e simuladores foram feitos em agosto do ano passado no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE) de Itaipu. Já os ensaios em solo foram concluídos em dezembro, em São José dos Campos.

A Itaipu investiu US$ 90 mil no desenvolvimento do protótipo, custo muito inferior ao preço de venda das aeronaves semelhantes, que custam cerca de US$ 900 mil.

Modelo

O piloto da aeronave e executivo da ACS destaca que o Sora-e é mais silencioso e a resposta do motor elétrico é mais rápida do que no sistema a combustão. O avião elétrico está equipado com dois propulsores Enrax, de 35 kW cada um, fabricados na Eslovênia, e seis packs de baterias de lítio íon polímero, totalizando 400 volts.

O modelo pode levar duas pessoas (piloto e passageiro) e tem autonomia de 45 minutos de voo, expansível para uma hora e meia, com velocidade de cruzeiro de 190 km/h e velocidade máxima de 340 km/h.

A estrutura é de fibra de carbono e a hélice foi fabricada nos Estados Unidos, pela empresa Craig Catto, atendendo as especificações do projeto. São 8 metros de envergadura (de uma ponta a outra da asa) e peso total de 650 quilos.

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