• Carregando...

A JBS anunciou nesta quarta-feira ter se associado à Bertin, consolidando posição de maior empresa de carne bovina do mundo, e também informou ter comprado a norte-americana do setor de frango Pilgrim's Pride, uma das maiores do setor nos Estados Unidos.

A negociação com a Bertin, entre as três maiores do setor de bovinos do Brasil, tem como objetivo unir as operações das duas empresas e criará uma nova companhia que será controladora da Bertin e da JBS.

A Bertin, fundada há cerca de 30 anos é também uma das maiores exportadoras de produtos de origem animal da América Latina, como carne bovina in natura e processada, lácteos e couros.

A empresa tem 38 unidades produtivas no Brasil e no exterior e emprega mais de 35 mil funcionários.

"Os acionistas controladores da JBS, J&F Participações e ZMF Fundo de Investimento em Participações concordaram em contribuir para uma sociedade holding a totalidade das ações que ambos detêm na JBS", afirmou o comunicado.

Por sua vez, os acionistas controladores da Bertin concordaram em contribuir para a nova holding com ações representativas de 73,1 por cento do capital da empresa.

As partes informaram que estão analisando a melhor estrutura de integração das operações da Bertin e da JBS.

"Estima-se que os valores de capital próprio da Bertin e da JBS devem estar na proporção de aproximadamente 40-60 por cento", informam as empresas

O Banco JP Morgan e o Santander Brasil atuaram como assessores financeiros exclusivos da JBS e da Bertin para a operação.

FRANGO

O anúncio da associação com a Bertin foi feito no mesmo dia em que o JBS divulgou a compra da norte-americana do setor de frangos Pilgrim's Pride, empresa que está em recuperação judicial, por cerca de 2,8 bilhões de dólares.

"A JBS USA se tornará titular inicialmente de ações representativas de 64 por cento do capital social total da Pilgrim's Pride e, como resultado, os antigos acionistas da Pilgrim's Pride passarão a deter o restante do capital social, correspondente a 36 por cento", afirmou a JBS em nota separada.

Para a sua conclusão, a aquisição contará com linhas de crédito suficientes para financiar dívida de aproximadamente 1,5 bilhão de dólares.

Com o negócio, a empresa brasileira entra no setor de carne de frango, adquirindo uma das maiores companhias norte-americanas do segmento avícola.

A Pilgrim's Pride possui 33 unidades de processamento nos EUA, três de processamento no México e uma em Porto Rico, e emprega aproximadamente 41 mil trabalhadores. A Pilgrim tem capacidade instalada de processar cerca de 4,1 milhões de toneladas de frango por ano. No ano fiscal de 2008, a empresa registrou receita líquida de cerca de 8,5 bilhões de dólares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]