• Carregando...
Grupo que faz o JL em frente à sede do jornal: trabalho chega a mais de 80 mil pessoas | Roberto Custódio/ Jornal de Londrina
Grupo que faz o JL em frente à sede do jornal: trabalho chega a mais de 80 mil pessoas| Foto: Roberto Custódio/ Jornal de Londrina

Entrevista

Ana Amélia Filizola, vice-presidente da RPC e diretora de Negócios Jornais

Qual foi o motivo que levou a RPC a comprar o JL, em 1999?

Como grupo, sempre consideramos importante estar em mais de uma cidade com um jornal. Londrina é a principal cidade paranaense depois de Curitiba, o segundo PIB do Paraná, e era estratégico para nós continuarmos cumprindo com a nossa missão, que é levar desenvolvimento à nossa gente.

Leia a entrevista completa

Londrina - O Brasil e o mundo passaram por profundas transformações no ano de 1989: em 9 de novembro, vinha abaixo o Muro de Berlim, um dos símbolos da Guerra Fria. No mesmo mês, o Brasil foi às urnas, na primeira eleição direta para a Presidência desde 1960. Em Londrina, no dia 31 de julho, exatamente 20 anos atrás, ia para as bancas a primeira edição do Jornal de Londrina – concretização do sonho de um grupo de jornalistas e de empresários de fazer com que a cidade do Norte paranaense ganhasse um novo jornal diário. A primeira manchete refletia um dos fatos importantes daquele ano, a eleição presidencial. O JL destacava: "Três debates aguardam Covas hoje em Londrina".

O jornal começaria a circular em agosto, mas a insistência da jornalista Ana Marta Garcia, colunista social desde a primeira edição, dobrou a todos: o jornal foi para as bancas no último dia de julho. "Eu pedi pelo amor de Deus para o lançamento não ser em agosto e felizmente me escutaram", lembra Ana Marta, que justifica o temor por desgostos de décadas de anteriores, como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, e a renúncia de Jânio Quadros, em 1961.

Um novo modelo

Funcionou. Em 1999, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) comprou o JL, inaugurando uma nova etapa na história da publicação. Um importante capítulo dessa trajetória começou a ser contado há três anos, em 7 de maio de 2006. A partir daquela data, famílias londrinenses passaram a receber, gratuitamente, um exemplar do jornal. Mas essa não era a única novidade: a participação do leitor, opinando e ajudando a contar a história da cidade, ganhava espaço de destaque.

De uma só vez, o JL apresentou a Londrina uma nova forma de fazer jornal, com inovações editorias, gráficas e comerciais. "O JL foi visionário. Hoje mostra que foi uma decisão acertada e é piloto para a abertura de outros ‘jotas’ pelo Paraná", afirma a vice-presidente da RPC e diretora de Negócios Jornais do grupo, Ana Amélia Filizola (leia entrevista ao lado).

Em 2006, o jornal foi o primeiro diário do Brasil com distribuição gratuita dirigida e tornou-se o líder em circulação em Londrina. "Nosso desafio sempre foi entregar todos os dias um jornal na casa do leitor com todas as informações que interessam ao londrinense, do que acontece na cidade ao que acontece no mundo", ressalta o consultor e diretor executivo do JL, Julio Sampaio.

As conquistas foram se ampliando. O JL foi o primeiro jornal gratuito a se filiar à Associação Nacional de Jornais (ANJ) e ao Instituto Verificador de Circulação (IVC), principal auditor de publicações do país. No ano passado, ganhou o prêmio Top de Marketing da Associação dos Diretores de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), na categoria Comunicação.

Editorialmente, o novo JL reforçou um recurso que hoje é usado como instrumento de cidadania: a interatividade. "Para o JL, a participação do leitor é tão importante quanto o noticiário", avalia a chefe de redação do jornal, Carla Nascimento. O espaço do leitor não se limita somente à seção de cartas, mas está presente em todo o corpo do jornal, inclusive junto ao noticiário.

Serviço

O aniversário do JL está sendo comemorado com a exposição fotográfica "JL 20 anos – Um olhar sobre a cidade", que fica aberta ao público de hoje a 6 de agosto, no Show Room da Plaenge (Av. Madre Leônia Milito, 1.700, Londrina); na Fórmula Renault (Av. Nassim Jabur, 299, Londrina), de 7 a 13 de agosto; e no Catuaí Shopping Center, de 14 a 31 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]