• Carregando...

O incentivo à formação profissional e a oferta de estágios na área de design gráfico garantiram ao jornal Gazeta do Povo, da Rede Paranaense de Co­­municação (RPC), uma homenagem pelo Dia da Indústria, oferecida pelo departamento de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A Gazeta recebeu o título de Empresa do Ano na área de design, juntamente com outras 18 premiações entregues durante a solenidade realizada em 25 de maio. A iniciativa de destacar a atuação das empresas do estado é feita pela UTFPR há 28 anos. "Em 2009, a RPC foi homenageada como Empresa do Ano. Desta vez o destaque foi para a Gazeta, na área de design, pelo espaço que abre para nossos alunos e a contribuição que dá na formação desses profissionais", explica a professora Ivone de Castro, coordenadora da área de Design Gráfico do departamento de Desenho Industrial da UTFPR.

A solidez e a representatividade da Gazeta do Povo no mercado editorial gráfico são pontos positivos na parceria com a instituição. "O jornal é a única empresa do setor que oferece estágios na área de design gráfico, e isso contribui para a consolidação do núcleo profissional relevante que o estado tem na área. Esse trabalho é de grande interesse e importância para alunos e professores", diz Ivone.

A área de design vem ganhando cada vez mais espaço no Paraná. Só em Curitiba são sete universidades que oferecem o curso superior na carreira. O primeiro foi na Universidade Federal do Paraná, em 1975. "O núcleo de design de Curitiba é muito forte. Temos boa demanda nos cursos e bom mercado também. Um dos destaques é o design gráfico, com o polo de desenvolvimento na animação digital, onde alunos do UTFPR já conquistaram prêmios internacionais", conta a professora.

Bienal

Nos meses de setembro a outubro próximos, Curitiba vai sediar a 4.ª Bienal Brasileira de Design. Essa é a primeira vez que a capital do estado recebe a nova versão da mostra. "Em 1992, tivemos uma versão mais modesta. Agora vamos receber o evento em nova fase. Curitiba vai respirar design", prevê Ivone.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]