• Carregando...

Encontrar o primeiro emprego em um momento de desaceleração da economia não tem sido fácil para os jovens, mas esse quadro negativo pode ser uma boa oportunidade para os empreendedores que estejam dispostos a capacitar esses candidatos a uma posto de trabalho. Entre janeiro e junho deste ano, pelos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, as contratações para o primeiro emprego caíram 12% no Brasil, 8% no Paraná e 7% em Curitiba. Os jovens do interior do estado também sofrem com a desaceleração: Cascavel, Maringá e Londrina reduziram as admissões de iniciantes em 9%, 10% e 20%, respectivamente.

Para ajudar a reverter esse quadro e ainda sanar o problema da falta de mão de obra, principalmente em setores de alta rotatividade, a consultora do Sebrae-PR Fernanda Pesarini alerta que os micro e pequeno empresários podem dar a primeira oportunidade a esses jovens. "É uma pessoa que não tem nenhum vício, que, se for capacitado, pode crescer junto com a empresa", avalia.

Para isso, porém, o empreendedor e empresário precisa estar disposto a mudar a sua própria cultura: ao invés de buscar as competências técnicas entre os mais jovens, o ideal seria analisar as competências comportamentais. "Encontrar alguém motivado, disposto a trabalhar, é muito mais importante, porque a técnica pode ser ensinada", ressalta Fernanda.

Além de encontrar uma vaga no mercado, a dificuldade em encontrar emprego pode ser um motivo a mais para que o jovem empreenda em um negócio próprio. A recomendação da consultora do Sebrae-PR é que os jovens analisem seus hobbies e definam metas para o futuro. Se a decisão for abrir uma própria empresa, é preciso muito preparo antes de se arriscar. "Os jovens são mais ousados e temem menos o fracasso. Os erros são usados como aprendizado", explica Fernanda.

Empreendedor bem informado tem mais chances de se dar bem. Nesta seção você encontra dicas extraídas do noticiário diário, que você pode aplicar nos seus negócios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]