• Carregando...
Lanac possui 300 funcionários e a previsão é a de que esse número suba para 350 no fim de 2017. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Lanac possui 300 funcionários e a previsão é a de que esse número suba para 350 no fim de 2017.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Depois de 25 anos atuando no Paraná, os curitibanos donos do Laboratório de Análises Clínicas (Lanac) começaram 2017 preparados para “invadir” os vizinhos São Paulo e Santa Catarina. Até agora, já são quatro unidades nos dois estados inauguradas no fim de 2016 e a previsão é a de que, pelo menos, outras três sejam abertas nos próximos meses. Em todo o Paraná, são 47 unidades, a maioria concentrada em Curitiba.

Esse plano de expansão não é apenas para manter o ritmo de crescimento do negócio, mas, principalmente, para consolidar definitivamente a operação do Lanac em São Paulo e Santa Catarina, de acordo com Marcos Kozlowski, bioquímico responsável pelo laboratório. “O plano inicial é abrir mais algumas unidades nesses estados em que a gente já atua, sem partir para outros por enquanto. Claro que se uma oportunidade surgir a gente não vai deixar passar”, explica Kozlowski.

Apesar do crescimento da operação, Kozlowski ressalta que 2016 poderia ter sido ainda melhor, caso o Lanac não tivesse enfrentado duas “complicações”. Primeiro, viu a concorrência aumentar ainda mais em Curitiba com a chegada do laboratório da Unimed, o que acabou “acelerando” a ida do Lanac para a São Paulo. Assim como muitas outras empresas, o Lanac também teve de lidar com os efeitos da crise em muitos setores da economia.

“Ainda assim tivemos um ano bom, com um crescimento de 6% no número de exames realizados no ano. Para 2017 a gente espera que esse número cresça entre 5% e 10% . É possível que ele seja até maior, mas estamos trabalhando com uma estimativa baixa, porque a gente acredita que esse ainda será um ano de recuperação na economia”, destaca o bioquímico.

Se tudo sair como o planejado, o número de exames por mês deve passar dos atuais 400 mil para cerca mais de 420 mil por mês. Para chegar nessa meta, o Lanac conta muito com a “ajuda” das novas unidades em São Paulo e Santa Catarina. “Só em São Paulo a gente espera um número de exames que passe dos 100 mil no ano”, ressalta Kozlowski.

Mantendo esse ritmo de expansão e o plano de consolidar a operação onde já atua, há também a previsão de que sejam abertas mais cinco unidades no Paraná, duas em Foz do Iguaçu e outras três no Litoral.

Outro número que deve aumentar é o de colaboradores. Atualmente o Lanac possui 300 funcionários e a previsão é a de que chegue a 350 no fim de 2017. Isso, de acordo com Kozlowski, só com o reforço das unidades já abertas. “Com as outras que a gente deve abrir esse aumento de colaboradores pode chegar a quase 20%”, finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]