• Carregando...

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse neste sábado (27) que os riscos para a economia global estão aumentando. Segundo ela, os países precisam agir rapidamente, adotando as políticas certas para garantir uma recuperação contínua no setor econômico. Lagarde falou durante a conferência econômica anual realizada em Jackson Hole, nos EUA, com a presença de autoridades da área de formulação de políticas econômicas de todo o mundo.

Ex-ministra de Finanças da França, Lagarde disse que a política monetária deve permanecer leve, pois os riscos de recessão são maiores que os de inflação. Os comentários pareciam voltados a, entre outros, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet. O BCE já aumentou duas vezes sua taxa de juros nos últimos quatro meses.

Além disso, a nova chefe do FMI pediu aos formuladores de política dos EUA que tomem passos agressivos para estimular a economia e reduzir a crise do setor de moradia. Segundo ela, os EUA devem chegar a um plano "digno de crédito" para controlar a dívida pública no futuro, mas agir para fortalecer o crescimento econômico no momento. Lagarde notou que, caso a economia fique estagnada, os planos para cortes de gastos do governo no futuro perderão credibilidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]