• Carregando...
Avião da Avianca Brasil no aeroporto de Petrolina
Avião da Avianca Brasil no aeroporto de Petrolina (PE)| Foto: Rodrigo Siebra/Infraero

O leilão dos ativos da Avianca Brasil, que era a quarta maior empresa aérea em participação de mercado e teve as operações suspensas em maio pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi programado para 10 de julho. O edital foi aprovado pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.

Inicialmente, o leilão estava programado para acontecer em 7 de maio, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) o suspendeu, atendendo parcialmente ao pedido da credora Swissport, que buscava anular o plano de recuperação aprovado pela maioria dos credores. A decisão foi revertida nesta segunda.

Serão leiloadas sete unidades produtivas isoladas (UPIs) da companhia aérea, com slots (autorizações de pouso e decolagem) nos principais aeroportos brasileiros, além do programa Amigo, de fidelidade, com quase 3 milhões de clientes cadastrados.

Segundo o Valor, duas unidades deverão ser vendidas ao preço mínimo de US$ 70 milhões, sendo que a Gol e a Latam Airlines se comprometeram a fazer um lance nesse valor para cada unidade. Duas UPIs, entre elas a do programa de fidelidade, não terão preço mínimo e as restantes serão leiloadas em conjunto, com o preço mínimo de US$ 70 milhões. As UPIs que não arrematadas ficam com a Avianca Brasil, até nova decisão da Justiça.

Um dos principais ativos que interessam às empresas são os slots no aeroporto de Congonhas. Além da Latam Airlines e da Gol, outras duas empresas manifestaram interesse nas autorizações de pouso e decolagem: a Passaredo e a Two Flex. A Azul, que chegou a apresentar proposta pelos ativos da Avianca, vê riscos à concorrência no modelo previsto.

Veja abaixo como foi estruturada cada UPI da Avianca Brasil

  • UPI A: 20 voos de Guarulhos, 12 voos do Santos Dumont e 18 voos de Congonhas
  • UPI B: 26 voos de Guarulhos, 8 voos do Santos Dumont e 13 voos de Congonhas
  • UPI C: 6 voos de Guarulhos, 6 voos do Santos Dumont e 8 voos de Congonhas
  • UPI D: 6 voos de Guarulhos, 4 voos do Santos Dumont e 4 voos de Congonhas
  • UPI E: 6 voos de Guarulhos, 4 voos do Santos Dumont e 9 voos de Congonhas
  • UPI F: 23 voos de Congonhas
  • UPI Programa Amigo: Membros, banco de dados e contatos do programa


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]