• Carregando...

Os líderes do Grupo dos Oito são unânimes em apoiar a candidatura da ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, para ser a próxima diretora geral do Fundo Monetário Internacional, disse no domingo o ministro do Exterior Alain Juppe.

A França tomou o cuidado de não se manifestar quanto à candidatura de Lagarde durante a cúpula do G8 que teve lugar em Deauville na quinta e sexta-feira.

Juppe disse que Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japão e os membros europeus do grupo - França, Reino Unido, Itália e Alemanha - estão firmemente em favor de Lagarde.

"Entre os oito chefes de Estado e de governo, além do presidente da Comissão Europeia e do presidente do Conselho Europeu, que estavam presentes, houve apoio unânime a Christine Lagarde," disse Juppe na televisão Canal+.

O cargo mais alto do FMI está vago desde que Dominique Strauss-Kahn renunciou em função de acusações de tentativa de estupro, que ele prometeu combater.

Lagarde deve viajar ao Brasil ainda neste domingo dentro de sua campanha para conseguir apoio a sua candidatura das economias emergentes, que vêm criticando autoridades da UE por terem sugerido que o novo diretor deve necessariamente ser um europeu.

O único outro candidato declarado é o presidente do Banco Central mexicano, Agustin Carstens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]