• Carregando...

Os líderes europeus definiram nesta quinta-feira que o setor privado vai aportar em termos líquidos 37 bilhões de euros em um segundo pacote de ajuda ao país por meio de uma variedade de medidas, incluindo um programa de recompra de dívida, informou o comunicado final do encontro das autoridades.

O financiamento oficial total para o segundo pacote de resgate à Grécia somará cerca de 109 bilhões de euros, de acordo com o comunicado.

"A contribuição líquida do setor privado é estimada em 37 bilhões de euros", disse o comunicado, acrescentando numa nota de rodapé que esse número leva em conta o custo do aumento do crédito no período entre 2011 e 2014.

Segundo o documento, um programa de recompra de dívida contribuiria com 12,6 bilhões de euros, somando um total de 50 bilhões de euros entre 2011 e 2014. No período 2011-2019, a contribuição líquida do setor privado seria de 106 bilhões de euros, de acordo com o comunicado.

"O aumento do crédito será disponibilizado para ressaltar a qualidade da garantia e permitir seu uso continuado para o acesso a operações de liquidez do sistema euro por bancos gregos", disse o comunicado.

Além disso, o fundo de resgate da zona do euro (EFSF, na sigla em inglês), oferecerá mais empréstimos de prazo mais longo à Grécia, a taxas menores.

O juro será reduzido para cerca de 3,5 por cento, segundo o comunicado, e os vencimentos dos empréstimos seriam ampliados de 7,5 anos para no mínimo 15 anos e no máximo 30 anos.

"Ofereceremos fontes adequadas para recapitalizar os bancos gregos se necessário", acrescentou o documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]