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7 dicas que (realmente) podem fazer você parar de adiar as tarefas no trabalho

Para driblar a vontade de procrastinar, a Fundação Dom Cabral listou sete dicas eficientes. Confira:

    • Infomoney
    • 27/09/2017 19:44
    Ter hora certa para checar e-mails e redes sociais é uma das dicas da Fundação Dom Cabral para parar de procastinar no trabalho. | Bigstock
    Ter hora certa para checar e-mails e redes sociais é uma das dicas da Fundação Dom Cabral para parar de procastinar no trabalho.| Foto: Bigstock

    O mercado de trabalho exige que os profissionais tenham cada vez mais iniciativa para resolver suas demandas com eficiência e, preferencialmente, no menor tempo possível.

    Por isso, adiar compromissos simplesmente porque não está com vontade de enfrentar problemas ou porque está com preguiça pode ser prejudicial para sua carreira. 

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    Para driblar a vontade de procrastinar, a Fundação Dom Cabral listou sete dicas eficientes:

    1. Divida as tarefas em etapas

    Em muitos momentos, é comum surgirem demandas que exigirão um grande esforço para serem cumpridas. Nesse caso, é melhor adotar um bom planejamento e dividir esses compromissos em várias fases, sendo que cada etapa deve ter um prazo de conclusão determinado. Dessa forma, fica mais fácil controlar o andamento das atividades.

    Como ninguém gosta de saber que qualquer tarefa será concluída em um prazo maior que o inicialmente estabelecido, é essencial fugir a todo custo da falta de organização. Imagine que você está fazendo um trabalho em grupo em um curso de pós-graduação e um dos integrantes não entrega sua parte na data prevista. Com certeza, os colegas reprovarão essa atitude. Independentemente se foi má vontade ou falta de planejamento, a verdade é uma só: não cumprir um acordo causa uma péssima impressão e fecha portas.

    ESPECIAL: O CURRÍCULO PERFEITO, um passo a passo com dicas para você montar o seu

    2. Saiba o que deve ser priorizado

    De nada adianta ter um ótimo plano de ação se você não estiver atento ao que deve ser concluído primeiro. Digamos que você está no seu trabalho e tem uma tarefa importante a fazer, mas que pode ser entregue daqui a dois dias.

    Ao mesmo tempo, recebe uma demanda que deve ser concluída em cinco horas. Mas e se o compromisso com prazo maior é mais interessante, desmotivando-o a analisar o que deve ser feito na atividade mais urgente?

    Nem pense em “passar o carro na frente dos boi”s. Se você quer mostrar eficiência, precisa focar no que precisa ser entregue primeiro, concluindo uma tarefa de cada vez. Se não obedecer essa regra, você acaba correndo sérios riscos de não terminar as atividades nos prazos previstos, o que é bastante prejudicial para sua imagem na organização.

    3. Conclua tarefas complexas em menos tempo

    No mundo corporativo, é muito comum se deparar com demandas difíceis de serem realizadas. Dependendo da situação, o profissional pode até ficar desinteressado, optando por fazer outras tarefas no trabalho, iniciativas que o deixem mais satisfeito.

    Nesse cenário, ao perceber que o tempo para concluir determinada atividade complexa está no fim, surge o nervosismo e o desespero — grandes inimigos da eficiência e da produtividade.

    Não restam dúvidas: de modo geral, a tranquilidade e a organização são cruciais para o bom andamento de qualquer serviço. É preciso entender, portanto, que fugir de uma tarefa complicada nunca será a melhor opção para ter uma rotina de trabalho bem organizada. O melhor, na verdade, é lidar com essa atividade o quanto antes para poder seguir em frente.

    Não precisa ser chefe para fazer aquele bom pé de meia. 😎 Leia a matéria da #GazetadoPovo na íntegra: //bit.ly/2utDRCm

    Publicado por Vida Financeira e Emprego em Domingo, 24 de setembro de 2017

    4. Faça pequenas pausas durante o trabalho

    Ter foco para cumprir as metas estipuladas é uma postura extremamente bem-vista em qualquer companhia. Contudo, é preciso tomar cuidado para que o excesso de esforço não acabe prejudicando a produtividade.

    Desde que com bom senso e inteligência, não custa nada descansar um pouco durante a jornada de trabalho. Assim, a cada duas horas, reserve 10 minutinhos para tomar um café e colocar a conversa com os colegas em dia. Em alguns momentos, relaxar a mente contribui para encontrar soluções para eventuais problemas. Lembre-se: o cansaço físico e o desgaste mental podem fazer com que você deixe de priorizar tarefas importantes.

    5. Marque hora para checar e-mails e redes sociais

    Por mais que o e-mail seja uma ferramenta de trabalho importantíssima, precisa ser usado com cuidado. Imagine que você recebeu um e-mail de um curso de mestrado que abrirá inscrições daqui a 15 dias. Tudo bem que o conteúdo é interessante, mas não vale a pena interromper uma tarefa em andamento para ler essa mensagem. Se o e-mail for de grande prioridade, no entanto, destine um tempo para sua leitura.

    Em relação às redes sociais, muitas empresas inclusive proíbem o acesso na rede corporativa. Mas os colaboradores sempre podem acessá-las com seus celulares, não é?

    De toda forma, mesmo que o acesso ao Facebook e ao Instagram, por exemplo, sejam permitidos na empresa, o ideal é acessar as redes sociais só no final do expediente, quando as demandas do dia já tiverem sido concluídas.

    LEIA TAMBÉM: As áreas em que os brasileiros mais mentem nos currículos

    Perder tempo com a leitura de e-mails desnecessários e com distrações nas redes sociais é uma atitude que prejudica o desempenho do profissional, tirando seu foco do cumprimento das demandas estipuladas.

    6. Saiba a hora certa para networking e trabalho

    Conversar com os companheiros de trabalho é uma forma de melhorar o relacionamento e construir um ambiente mais saudável, certo? Apesar disso, é fundamental ter bom senso para não deixar o trabalho de lado por considerar as conversas informais na empresa mais interessantes que seus afazeres.

    Deixar de priorizar uma tarefa relevante para ficar batendo papo com os colegas definitivamente não é uma atitude profissional. Isso pode fazer com que você atrase a entrega do serviço e prejudique a imagem do negócio junto ao cliente.

    Como a propaganda negativa tem um poder devastador, que pode afetar bastante os resultados da empresa, trate de cumprir com seu papel para evitar que esse tipo de situação aconteça.

    7. Corra atrás de valorização

    Certamente, todo colaborador gosta de ser elogiado por seus gestores, notando assim que pode avançar na carreira. Saber que está fazendo um bom trabalho é muito gratificante e motivador. Para que isso se transforme em uma rotina na sua vida, é importante ter muito planejamento e disposição para entregar as tarefas no prazo certo.

    Perceber que o trabalho está sendo valorizado aumenta a autoestima do profissional, contribuindo para que ele seja mais produtivo e engajado com as metas da organização. Isso sem contar que esse empurrãozinho ainda ajuda o colaborador a ter mais foco na realização de suas tarefas.

    Para ser um funcionário mais eficiente, é essencial estar sempre atualizado. Afinal, quanto mais capacitado for um profissional, maiores se tornam as chances de que saiba como evitar a procrastinação e ter um desempenho de alto nível.

    Seu/sua chefe é mais perdido (a) que: a) cego em tiroteio b) cachorro em dia de mudança d) capivara no Tietê e) o Cerver...

    Publicado por Vida Financeira e Emprego em Sábado, 23 de setembro de 2017
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