• Carregando...
 |
| Foto:

A Caixa Econômica Federal realiza até sexta-feira (26), a 1.ª Semana de Imóveis da Caixa. São 16 mil imóveis usados, em 16 estados, entre casas, apartamentos, salas comerciais e terrenos. Basicamente, são imóveis retomados pelo banco por inadimplência ou outros motivos e que agora estão sendo oferecidos a compradores e investidores.

Segundo o banco, os imóveis podem ser adquiridos de quatro formas: leilão, licitação fechada, licitação aberta ou venda direta. Todas as unidades já possuem garantia da documentação regular e as contas de condomínio e IPTU quitadas até a data da compra, promete a Caixa.

Como previsto em lei pela garantia de alienação fiduciária, assim que os imóveis são devolvidos à Caixa poderão ser realizados até dois leilões. O 1.º leilão é realizado 30 dias após a devolução do imóvel.

Caso o imóvel não receba lance no 1.º leilão, após 15 dias é realizado o 2.º leilão. Se o imóvel não for vendido nos 1.º e 2.º leilões, ele será oferecido em licitação aberta, licitação fechada ou venda direta.

Os imóveis podem ser consultados pelo site da Caixa (http://bit.ly/2E6mFEH) ou diretamente nas agências da instituição. Também na página da Caixa é possível consultar o calendário do evento, com leilões específicos para determinadas cidades e regiões do país.

Na tarde desta quarta-feira (24), cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba ainda tinham 586, 289 e 28 imóveis disponíveis, respectivamente, segundo a busca no site do evento.

No Paraná todo, 304 imóveis foram disponibilizados pelo banco: 19 foram oferecidos via leilão (apenas dois foram vendidos efetivamente); e outros 280 via licitações (48 destes foram vendidos).

LEIA TAMBÉM: Juros em queda e preços em recuperação: a hora de investir em imóveis é agora

Segundo o vice-presidente de Logística e Operações da Caixa, Marcelo Campos Prata, o evento reúne condições especiais tanto para investidores do ramo imobiliário e clientes. “A 1.ª Semana de Imóveis Caixa é uma oportunidade para quem quer investir de forma segura em imóveis com valor abaixo do preço de mercado”, comenta. Em alguns casos, o desconto em relação ao preço de mercado desses imóveis chega a 70%.

Compradores desses imóveis terão à mão condições já oferecidas a clientes da Caixa na aquisição de imóveis: financiamento dos imóveis, com a alternativa de utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme as regras do Fundo. 

São 10,3 mil casas, 4 mil apartamentos, 350 salas comerciais e 1,6 mil terrenos com preços abaixo do valor de mercado.

LEIA TAMBÉM:Cresce a retomada de imóveis por inadimplência. Saiba como escapar dessa

Como funciona a compra dos imóveis da Caixa

No caso de leilão, o interessado na compra de um imóvel precisa se cadastrar no site do leiloeiro escolhido para cada região ou mesmo comparecer ao local da realização do leilão. A melhor oferta ganha.

Na licitação aberta, vence o lance mais vantajoso para a Caixa. Acontece presencialmente nos auditórios da Caixa, por todo o Brasil, ou em espaço do próprio leiloeiro credenciado que realiza a licitação aberta.

Na licitação fechada, basta você apresentar uma proposta de compra por escrito depois que o edital for publicado. Os envelopes apresentados serão abertos e classificados. Quem fizer a melhor proposta, respeitando o preço mínimo de venda, é considerado o vencedor.

Na venda direta, o primeiro interessado que realizar caução e apresentar proposta de valor igual ou superior ao preço mínimo estabelecido garante a compra do imóvel. Essa é a única modalidade de venda que pode ser intermediada por um corretor/imobiliária credenciada e os custos de comissão são pagos pela Caixa.

LEIA TAMBÉM: 7 cuidados na hora de participar de um leilão de imóveis

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]