• Carregando...
Pressa para “pedir as contas” antes de hora pode prejudicar a carreira. | Bigstock
Pressa para “pedir as contas” antes de hora pode prejudicar a carreira.| Foto: Bigstock

Para quem está insatisfeito com o emprego, a noite de domingo é, provavelmente, um dos momentos mais deprimentes da semana. São os últimos momentos de folga, longe do ambiente que acaba sendo fonte de estresse e irritação. Nessa hora, a motivação para procurar novas oportunidades vem com força renovada e qualquer alternativa ao trabalho atual parece ótima.

Afinal, qualquer emprego que não seja o atual, que tanto faz mal, só pode ser melhor, certo? Não necessariamente. De acordo com a especialista em liderança e desenvolvimento de carreira Regina Duffey Moravek, é preciso ter calma em momentos de insatisfação com o trabalho para não acabar tornando as coisas piores. 

Em um artigo publicado no site Business Insider, ela lista quatro motivos pelos quais pedir demissão cedo demais pode ser um tiro no pé:

1. A grama do vizinho não é sempre mais verde

Quem acaba sucumbindo à agonia e aceitando a primeira proposta de emprego que recebe, apenas para sair da posição desagradável pode acabar caindo numa cilada. Afinal, não há nada que impeça que o novo cargo seja pior do que o anterior. 

“É fácil justificar suas razões para sair quando sua situação é difícil de suportar”, aponta Regina. “Mas você realmente pensou sobre o que você está fazendo? Se você só aceitou qualquer coisa com o argumento de que o tiraria de onde você está, é provável que se arrependa e talvez até sinta falta da sua situação anterior”.

Nessa hora é bom pesar as opções com calma e faz uma lista de prós e contras sobre o seu trabalho atual. É possível que você se surpreenda com a quantidade de prós e perceba maneiras de contornar os contras.

2. Você pode estar perdendo uma oportunidade de crescimento

Passar por essa circunstância desconfortável pode ser boa para o seu amadurecimento - mas não tem como ter certeza disso se você não pagar para ver. O senso comum é que o crescimento acontece fora da zona de conforto e desafios, apesar de incômodos, podem ser uma grande parte desse processo. 

LEIA TAMBÉM: 37% das pessoas têm medo de perder o emprego para robôs até 2030

Caso haja abertura para isso, vale conversar com seu supervisor e procurar alternativas para resolver os problemas. Uma comunicação honesta, afinal, costuma estar atrelada a soluções. “Talvez você precise de mais treinamento ou exposição para alcançar uma habilidade necessária”, sugere a autora.

3. Você não está pronto

Também é preciso considerar o nível de preparo. Você está mesmo pronto para dar esse passo? A sua pressa tem a ver com querer mais, seja um aumento de salário, mais reconhecimento ou responsabilidades? 

Como procurar emprego estando empregado? Dá uma olhada: //bit.ly/2wBqPAB

Publicado por Vida Financeira e Emprego em Quinta-feira, 7 de setembro de 2017

“Correndo atrás de títulos ou status sem, ouso dizer, merecê-los, só trará mais uma inquietação desconfortável. Isso pode começar um fluxo de pânico ou auto dúvida, o que não o levará a lugar algum rápido e apenas o fará sentir que você precisa sair novamente - rápido”, aponta a especialista. E começar outra busca por emprego sem fortalecer a sua autoconfiança ou melhorar suas habilidades pode gerar uma frustração ainda maior.

Culpar fatores externos - seu chefe, sua empresa, sua equipe - pode ser uma maneira de fugir da auto análise. Parar para refletir sobre si mesmo pode levar, por exemplo, à conclusão de que o que você deseja apenas uma promoção, não necessariamente trabalhar em outro lugar. A partir daí, basta traçar um plano sobre o que fazer para alcançar esse objetivo.

4. É um risco para a sua reputação

Se você desistir de uma situação desafiadora sem tentar solucioná-la, será aterrorizante caso precise lidar com algo semelhante novamente. Além disso, pedir demissão sem refletir sobre o que te motiva pode deixar problemas não solucionados que vão se somar aos obstáculos de um novo emprego. 

LEIA TAMBÉM: 6 hábitos que você precisa mudar se quiser ser uma pessoa de sucesso

Por exemplo, você pode estar angustiado por causa de uma dificuldade de lidar com críticas. Se você não percebeu que esse era o motivo da sua infelicidade no trabalho, essa angústia vai voltar a surgir em situações semelhantes - não importa onde seja. 

“A hora de mudar de emprego deve ser uma decisão bem pensada, e não uma que você toma porque as coisas estão começando a parecer desesperadoras. Vale a pena encarar uma situação desafiadora por algumas semanas ou meses para que você possa entender melhor o que está contribuindo para o seu descontentamento”, afirma Regina, acrescentando que isso deve ser levado em consideração especialmente se a companhia oferece boas oportunidades de crescimento. 

A receita é refletir, tirar eventuais dias de folga que estejam no banco de horas para cuidar da saúde mental e fugir de decisões repentinas. Se, ao final desse processo, persistir a vontade de trocar de emprego, tudo bem. Você terá a certeza que está fazendo isso pelos motivos certos, não por escapismo. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]