• Carregando...
Com 370 colaboradores, o Sicoob  Metropolitano conta com 80% de jovens de até 34 anos em seu quadro de funcionários. | Divulgação/Sicoob Metropolitano
Com 370 colaboradores, o Sicoob Metropolitano conta com 80% de jovens de até 34 anos em seu quadro de funcionários.| Foto: Divulgação/Sicoob Metropolitano

Três empresas do Paraná estão entre as melhores para trabalhar na América Latina. Figurinhas carimbadas no ranking paranaense e nacional, as empresas Gazin, Pormade e Sicoob Metropolitano foram reconhecidas pelo segundo ano seguido entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina, eleitas pela consultoria Great Place to Work (GPTW), em evento na noite desta quinta-feira (24), em São Paulo.

LEIA MAIS >> De representante a presidente: quem é o homem forte da Renault no Brasil

A Gazin conquistou a 10.ª posição no ranking das empresas da AL com mais de 500 colaboradores. Conhecida pelas boas práticas de gestão de pessoas, a companhia de Douradina, no Noroeste do estado, levou ouro em seis das oito edições do ranking na categoria grandes empresas, incluindo a última lista de 2017.

A varejista de móveis e eletrodomésticos tem 7.135 colaboradores. Lá, Funcionário da casa é sempre a aposta da empresa. Cerca de 90% dos cargos mais altos da empresa são ocupados por quem começou ali mesmo, trabalhou muito e mostrou-se pronto para assumir uma liderança. Muitos dos que hoje são gerentes iniciaram como caixas nas lojas da Gazin.

Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná 2018: inscrições abertas até julho

Como empresa familiar, o orgulho da Gazin é ter uma gestão aberta, em que cada colaborador tem acesso aos números e resultados, além do contato direto com o presidente, Osmar Della Valentina.

Neste mesma categoria (mais de 500 colaboradores), na 17.ª posição, está a outra paranaense, a Pormade Portas , de União da Vitória. Em 2017, a empresa ficou em 1.º lugar na lista das médias empresas paranaenses com o melhor ambiente de trabalho. A empresa tem 527 colaboradores e criou um sistema formal de avaliação que permite que, após saber como anda seu desempenho, o funcionário possa melhorar , garantindo seu crescimento e satisfação pessoal.

Segundo colocado entre as médias no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná em 2017, o Sicoob Metropolitano , de Maringá, aparece na 26.ª posição na lista das melhores da América Latina na categoria de “ 50 até 500 colaboradores”. No ano passado, a empresa ficou na 14.ª posição entre as melhores da AL. Com 370 colaboradores, a empresa conta com 80% de jovens de até 34 anos em seu quadro de funcionários.

Mais de mil companhias de 20 países diferentes

A edição desse ano teve 1.383 companhias inscritas, de 20 países diferentes. Foram 2.600.035 respondentes que avaliaram a sua empregadora em cinco aspectos: camaradagem, credibilidade, justiça, orgulho e respeito. Todos esses, somados, constroem o indicador utilizado pelo GPTW na avaliação para o ranking, é o Trust Index (Índice de Confiança, em tradução livre).

>> CONFIRA o ranking completo das melhores da AL

Dentre as 25 multinacionais que compõem a lista, o primeiro lugar ficou para a multinacional alemã de logística DHL, seguida pelo grupo americano de equipamentos para web Cisco e pela empresa de comércio eletrônico Mercado Livre. Já na categoria das 25 melhores nacionais com mais de 500 funcionários, a posição de destaque ficou para a Elektro, do setor de energia. Segundo e terceiro lugar foram ocupados, respectivamente, por Supermercados Peruanos e Aseguradora Solidaria de Colombia.

Na categoria das 50 organizações nacionais com o número de contratados entre 50 e 500, os três primeiros no pódio foram: Seguros Universales (1.º), seguradora da Guatemala; SAMA Minerações Associadas (2.º), mineradora no Brasil; e Samba Vallarta (3.º), hotel do México.

Ranking do Paraná recebe inscrições até julho

As empresas que quiserem participar do ranking do Paraná neste ano devem se inscrever até 15 de julho. Basta entra no site da entidade, (www.gptw.com.br) , na aba Certificação.

Neste ano, há uma novidade: diante da capacidade limitada para premiar bons ambientes de trabalho, o GPTW criou um processo de certificação que visa reconhecer todas as companhias com boas práticas de gestão de pessoas. O processo será dividido em duas etapas: a certificação e o ranking.

A premiação das empresas do ranking de 2018 será feita no dia 8 de novembro.

Com a mesma pesquisa, as empresas podem participar dos diferentes rankings do GPTW dentro de suas categorias: Paraná, Nacional e América Latina. Para isso é importante ficar atento aos prazos de cada lista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]