Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

Microempreendedor individual

1,3 milhão de Microempreendedores Individuais estão com CNPJs cancelados

Lista foi publicada na íntegra pela Receita

  • Naiady Piva
Quem quiser reativar a pessoa jurídica deve procurar o Sebrae | Patricia Cruz/A2IMG/Sebrae/Divulgação)
Quem quiser reativar a pessoa jurídica deve procurar o Sebrae Patricia Cruz/A2IMG/Sebrae/Divulgação)
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A Receita Federal cancelou a inscrição de 1,3 milhões de CNPJs de Microempreendedores Individuais (MEI). São pessoas que fizeram o cadastro na Receita Federal, mas nunca fizeram nenhuma movimentação. A medida pode beneficiar quem criou um MEI e nunca se preocupou em encerrar o número. É possível conferir o número no site da Receita.

Confira perguntas e respostas sobre os CNPJs cancelados

No total, a Receita deu baixa em 1.372.246 CNPJs. O prazo para quem gostaria de se regularizar encerrou em 23 de outubro de 2017. Quem não procurou a receita neste período teve o CNPJ cancelado em 1.º de fevereiro de 2018, de acordo com o Ato Declaratório Executivo Cocad 01/2018. 

A contadora e sócia da Contabfácil, Karina Rodrigues, explica que o cancelamento ocorreu porque um grande número de pessoas abriu o MEI e nunca utilizou. "Tem gente até que esqueceu, e que chega para abrir um CNPJ e descobri que já criou, no passado".

Mesmo sem saber, estas pessoas ficam irregulares com a Receita. Isto porque todo MEI deve fazer uma declaração anual, além de pagar um carnê de cerca de R$ 50 mensal. Mesmo quem não exerce a atividade.

Confira abaixo perguntas e respostas sobre o cancelamento do MEI 

Quais CNPJs foram de MEI foram cancelados?

A Receita Federal cancelou o CNPJ dos Microempreendedores Individuais que nunca tiveram movimentação como pessoa jurídica. 

É possível recorrer? 

Não. O prazo para regularizar a situação encerrou em 23 de outubro de 2017. 

Como saber se o meu CNPJ foi cancelado? 

A Receita Federal disponibilizou um arquivo com todos os 1.372.246 CNPJs cancelados. A lista completa pode ser conferida no endereço http://bit.ly/2op9sPK

Não lembro se tenho um número como MEI 

A consulta de cancelamentos é feito exclusivamente por CNPJ. Não basta ter o número de CPF. Quem não lembra se já se cadastrou como MEI deve procurar o Sebrae por auxílio, orienta a contadora Karina Rodrigues. 

A Receita anistiou as dívidas dos CNPJs cancelados? 

Não. Todos os Microempreendedores Individuais devem pagar um boleto mensal referente aos tributos que recolhe. Quem abriu o CNPJ e nunca pagou a guia têm uma dívida equivalente aos meses de CNPJ ativo, mais juros e multa. 

Meu CNPJ foi cancelado. Como faço para trabalhar como MEI? 

O prazo para regularizar os CNPJS já passou. Quem está na lista e deseja trabalhar como MEI deve regularizar sua dívida e abrir um número novo, orienta Karina Rodrigues.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE