• Carregando...
Especializada em shoppings, Patroni passou a investir no modelo store in store, este ano | Divulgação/Patroni
Especializada em shoppings, Patroni passou a investir no modelo store in store, este ano| Foto: Divulgação/Patroni

Unir o movimento dos shopping centers ao baixo custo das lojas de rua. Esta é a ideia das franquias do tipo “store in store” (literalmente: uma loja dentro de outra loja), que focam em áreas de grande concentração de pessoas, como os supermercados e hiperlojas de segmentos (como algumas gigantes que vendem material de construção). 

Este modelo existe há mais de 15 anos, nos Estados Unidos, e se tornou muito popular por lá, explica o especialista em varejo Roberto Vautir, da AGR Consultores. No Brasil, as lojas que ficam dentro de outras lojas começaram a se popularizar recentemente. 

VEJA8 ideias de negócio store in store

Uma vantagem são os custos. Em geral, o custo de aluguel e de taxas nestes espaços é menor, na comparação com um shopping center. Por outro lado, é preciso atentar para os critérios do contrato, já que o empreendimento costuma impor regras de funcionamento que não existiriam em uma loja comum, na rua, por exemplo. 

Comprar uma franquia para abrir nestes espaços pode ser uma boa opção, já que o franchising oferece um modelo de negócios já pronto. Significa que o empreendedor não precisa "perder" muito tempo planejando a cara do seu negócio. 

CONHEÇA 23 franquias que querem expandir no Paraná

Por outro lado, as redes cobram taxas. Em geral um valor mais alto na hora de abrir (a taxa de franquia) e outros, mensais. Os mais populares são as taxas de royalties e de propaganda, que costumam ser cobradas como uma porcentagem sobre o faturamento bruto da empresa. 

Além das lojas de outras lojas, há um modelo store in store em que duas marcas compartilham um mesmo espaço. É o caso do grupo Trigo, que trabalha suas franquias Spoleto e Dominos de forma conjunta, explica o consultor Roberto Vautir. 

"O formato permite ao franqueado ter uma redução nos custos, compartilhamento de funcionários, aumento no fluxo de clientes, além da reudução do tempo ocioso na loja. São marcas complementares". 

Quer saber se franquia é uma boa ideia para você? Confira a nossa análise sobre os perfis de franqueador e de franqueado.

Confira oito ideias de franquias para abrir "store in store", dentro de mercados e afins:

1. Patroni 

Pizzaria 

Criada há 32 anos, a rede de pizzarias Patroni entrou no mercado de franquias em 2003. Atualmente, são mais de 200 unidades espalhadas pelo território brasileiro. A partir deste ano (2017), a rede passou a investir num modelo de loja express, com a pretensão de entrar em grandes redes de hipermercados. Já são três unidades em São Paulo, nas redes Carrefour e Extra, e a expectativa é ter 10 novas com este perfil em breve. Os valores de investimento para montagem das lojas em supermercados são similares aos praticados em shopping center. Mas os custos de operação são menores, nas novas lojas. 

Ficha técnica - Patroni Expresso 

Investimento inicial: R$ 145 mil a R$ 295 mil (inclui taxa de franquia) 

Capital de giro: de R$ 5 mil a R$ 10 mil (já incluso no valor de investimento total) 

Taxa de franquia: R$ 45 mil 

Taxa de royalties: 5% 

Taxa de publicidade: 1% 

Faturamento médio mensal da unidade: R$ 55 mil 

Lucro médio mensal: de 12 a 20% 

Prazo de retorno: de 18 a 36 meses 

Número de funcionários: 8 funcionários 

Área da unidade: 30m² 

2. Cheirin Bão 

Alimentação 

A rede de franquias mineira Cheirin Bão tem objetivo de popularizar o consumo do café especial no Brasil. 

Ficha técnica - loja Cheirin Bão 

Invetimento inicial: R$ 90 mil 

Faturamento médio mensal: R$ 45 mil 

Lucro médio mensal: R$ 15 mil 

Retorno do investimento: a partir de 9 meses 

3. Balão da Informática 

Varejo de informática 

A empresa trablaha no varejo de informática e eletrônicos. 

Ficha técnica 

Investimento total: R$ 40 mil 

Taxa de franquia: R$ 14.900 

Prazo de retorno do investimento: 6 meses 

Faturamento médio mensal: R$ 50 mil 

Lucro mensal: R$ 15 mil 

Capital de giro: R$ 20 mil 

Taxa de royalties: R$ 1.990 para grandes cidades e R$ 990,00 para cidades menores 

4. Encontre Sua Viagem 

Agência de turismo 

A franquia, especializada em turismo, atua no Brasil todo oferecendo passagens aéreas, pacotes de viagens e locação de veículos. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: R$ 40 mil 

Taxa de franquia: R$ 15mil 

Abertura da empresa: 45 a 60 dias 

Projeto Arquitetônico: incluso na taxa de franquia 

Estoque Inicial: Não possui 

Capital de giro: R$ 15mil 

5. Suav 

Esmalteria 

A rede de esmalteria nasceu em Belo Horizonte, e é especializada em fazer atendimento sem hora marcada. Oferece um mix de serviços, como depilação, design de sobrancelhas e esmalteria. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: R$ 125 mil 

Taxa de Franquia: R$ 35 mil 

Investimento de instalação: R$ 60 mil 

Royalties: R$ 1.500 (mensal) 

Capital de Giro: R$ 30 mil 

Taxa de publicidade: R$ 500 (mensal) 

Número de Funcionários: 7 

Faturamento bruto médio mensal: R$70 mil 

Lucro líquido mensal: 20% 

Prazo de retorno: 24 a 36 meses 

Prazo de contrato: 5 anos 

6. Rei do Mate 

Alimentação 

Além de comercializar produtos à base de mate, a rede é especializada em cafés. A rede possui lojas em shoppings, mercados e aeroportos. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: R$ 250 a R$ 350mil (sem ponto comercial) 

Número de funcionários por loja: 6 a 10 funcionários para lojas tradicionais de shopping, rua e os quiosques. 

Prazo de contrato: cinco anos 

Royalties: 4% do faturamento bruto 

Taxa de propaganda: 1% do faturamento bruto 

Previsão de retorno do investimento: em média 36 meses 

Média de faturamento por loja: em média R$ 75 mil por mês (média conforme o tipo de ponto) 

Lucro médio: de 15% do faturamento 

Capital de giro: R$ 20.000,00 

7. Urban Arts 

Galeria de arte 

A Urban Arts é uma galeria de arte que trabalha com quadros, prints, posters e objetos de design, como almofadas e cases de celular. As galerias ficam dentro de outras lojas (em geral de decoração ou do ramo artístico). 

Ficha técnica 

Investimento Inicial (taxa de franquia + capital de giro + adequação do espaço): Entre R$ 230mil e 380mil 

Capital de giro: entre R$ 40mil a R$90mil 

Taxa de franquia: R$ 45mil 

Área média para instalação: 

- Galeria Pequena: 50m² 

- Galeria Média: 80m² 

- Galeria Grande: 120m² 

Quantidade de funcionários: 3 a 6 

Royalties:10% sobre o faturamento bruto da unidade 

Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto da unidade 

Faturamento médio mensal da unidade: R$108mil 

Rentabilidade média da unidade: 10% a 15% do faturamento 

Prazo médio para retorno: 18 e 36 meses 

8. iGUi Trata Bem 

Varejo de piscinas 

A iGUi Trata Bem é um modelo de franquia da rede iGUi (do ramo de varejo de piscinas) voltada para o modelo store-in-store. Neste modelo, é possível contratar os serviços de manutenção, assistência técnica e tratamento de água; aspiração; limpeza de borda; identificação de defeitos na piscina; além da venda de produtos químicos, acessórios e até de piscinas. 

Ficha técnica 

Tamanho da loja Trata Bem: 6 metros de frente, 3m de altura e 2,96cm de largura 

Faturamento médio mensal da franquia: R$ 25 mil/mês 

Investimento inicial: R$ 30 mil 

Investimento total: R$ 34 a 46 mil 

Retorno do investimento: o prazo de retorno do investimento da opção Home Office é de 4 a 8 meses. Já as lojas, cujo investimento é maior, podem demandar de 6 a 12 meses para que se tenha o investimento recuperado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]