Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE

Franquia

Multicoisas quer chegar a 500 lojas com novos franqueados e avisa: não exige experiência

De olho nos aspirantes a empresários, a rede que vende utensílios e ferramentas para o dia a dia criou a Universidade Multicoisas

  • Paola Marques Especial para a Gazeta do Povo
Unidade de rua da Multicoisas pode chegar a 140 metros quadrados. Investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de R$ 657 mil. | Divulgação/Divulgação
Unidade de rua da Multicoisas pode chegar a 140 metros quadrados. Investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de R$ 657 mil. Divulgação/Divulgação
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Com 206 franquias espalhadas por 20 estados do país, a rede Multicoisas, que vende utensílios e ferramentas para o dia a dia das pessoas, quer crescer mais. Até 2022, a meta é atingir a marca de 500 lojas pelo Brasil, abrindo 35 novas unidades ainda em 2018. Um crescimento expressivo para a rede criada em 1984 e que desde os anos 1990 trabalha com o modelo de franquias como estratégia de negócio.

Para atingir suas metas, a Multicoisas está de olho nos aspirantes a empresários. “Quem busca abrir uma franquia quer segurança, know-how, marca e treinamento e é o que a gente dá”, diz o diretor de operações e expansão da Multicoisas, Waldiney Lima. “São pessoas com pouca experiência de varejo. Por isso, para nós isso não é um pré-requisito. O que olhamos no candidato é o perfil e se ele se alinha com os valores da marca. Queremos pessoas que se identifiquem com nosso jeito de ser”, define.

Para isso, a empresa criou a Universidade Multicoisas, com cursos voltados aos processos, sistemas e administração da loja, sem esquecer das técnicas de venda. “Nosso cardápio de formações é bem extenso, com cursos sobre vendas agregadas e sobre o que fazer quando o cliente diz ‘estou só olhando’”, conta Waldiney.

LEIA TAMBÉM: Doceira artesanal automatiza encomendas de olho na Páscoa. Qual a hora de fazer isso?

A franqueada curitibana Gisele Cherobim conta que os cursos têm ajudado a turbinar as vendas da unidade. Ela gerencia uma loja há 22 anos e ainda utiliza as ofertas de formação para aprimorar o dia a dia da sua unidade. “Estão sempre atualizando e incluindo mais opções de cursos novos. Além de ensinar os novos funcionários, isso ajuda a padronizar o atendimento”, conta ela. Os mais básicos são via internet, como apresentação de novos produtos, reuniões de franqueados e integração de novos funcionários. Outros, são na modalidade presencial em São Paulo ou Campo Grande.

Com a logística de produtos, apresentação e atendimento ao público afinados, o objetivo é criar fluxo para as lojas. A apresentadora Ana Maria Braga foi a escolhida para ser o rosto da marca neste ano, mas os franqueados também fazem sua parte na divulgação. “Com os produtos novos, a gente faz campanhas focando nas novidades com que os clientes se identificam”, diz Gisele.

Multicoisas tem nova sede e novo centro de distribuição

Como parte dos planos de expansão, a Multicoisas também anunciou um novo centro distribuição e uma nova sede neste ano. O cento de distribuição, com mais de 8 mil metros quadrados, será instalado na cidade de Araçariguama, em São Paulo. Já a nova sede fica na Vila Olimpia, na capital paulista. O centro de distribuição e a sede anteriores ficavam em Osasco.

Segundo a empresa, o novo centro de distribuição terá também uma loja-conceito com 400 metros quadrados, que será utilizada exclusivamente para testes de decoração e implantação de material de PDV, exposição de produtos, layout de lojas, treinamentos de equipes, entre outras funções.

Já a nova sede administrativa será a base para as áreas administrativa e comercial da marca, englobando marketing, operações, expansão, a Universidade Multicoisas, produtos e diretoria.

LEIA TAMBÉM: Setor ótico chega à marca de R$ 21 bilhões. Conheça franquias para investir na área

O que é necessário para abrir uma franquia da Multicoisas

Para começar uma loja Multicoisas é preciso um espaço a partir de 80 metros quadrados (pode chegar a 120 m² em shoppings e 140 m² em pontos de rua). O mix de produtos varia entre 3 a 4 mil itens, divididos em categorias como reparos elétricos e hidráulicos, soluções de organização e utensílios de cozinha ou lavanderia.

Para quem pensa em apostar neste nicho de mercado, o investimento inicial é de R$ 657 mil. Para formar a equipe de loja, são necessários um gerente (que pode ser o próprio franqueado), um subgerente, um assistente administrativo, dois a três caixas e de quatro a seis vendedores.

Mais detalhes sobre os modelos de franquias da rede disponíveis estão no site da Multicoisas.

o que você achou?

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE