• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

O leitor que deseja aprender um pouco sobre economia mas tem horror à linguagem usada pelos especialistas no assunto tem nova ferramenta para se socorrer. Aproximadamente cem livrarias e bancas de revista de Curitiba estão vendendo o livro "Economia na ponta da língua: ...ah, assim é fácil", escrito pelo professor Judas Tadeu Grassi Mendes, pós-doutor em Economia pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

Depois de publicar cinco obras dedicadas exclusivamente ao público acadêmico, Mendes resolveu deixar o "economês" de lado e traduzir para o leitor comum conceitos básicos de economia – ou nem tão básicos assim. "A idéia é popularizar o assunto. Economia todo mundo precisa, o dia todo. Não é possível passar uma hora do dia sem que algum assunto de economia seja relacionado à sua vida. Mas todo mundo tem aversão total a esse assunto", observa Mendes, diretor-presidente do Estação Business School, instituição especializada em pós-graduação.

A conquista do leitor começa pelo formato do livro – que tem menos de 15 centímetros de altura e 350 páginas bastante ilustradas. O livrinho sai por R$ 25. Parece mesmo um "gibizinho". Personagens como a "vovó" traduzem para o bom português conceitos acadêmicos e a caricatura do professor Judas Tadeu ilustra as páginas. O autor vira personagem e evita, durante todo o livrinho, o uso de "palavrões", como elasticidade de preço, macroeconomia, demanda agregada e outros tantos.

O capítulo de macroeconomia, por exemplo, é chamado de "A Floresta: a economia na sua vida". Já a parte que trata sobre microeconomia é chamada de "A Árvore: sua vida na economia".

Em cada um deles, surgem exemplos, quadrinhos, charges e ilustrações para ajudar o leitor a compreender o que está lendo. "O público-alvo é quem não é analfabeto. Tendo o primeiro grau completo já é possível compreender. Mas já vi muito economista que não sabe o que está ali dentro", diz o autor.

Mendes conta que, entre os livros que escreveu, este foi o mais trabalhoso. "Foi um projeto de três anos. É preciso pegar o dia-a-dia, usar notícias de jornal, trazer a economia para a realidade do leitor. Escrever um livro acadêmico dá muito menos trabalho. Alguns eu escrevi em duas semanas, na praia." A experiência de 33 anos em sala de aula ajudou o professor a trabalhar com exemplos práticos.

Agronegócio

Além do almanaque de economia para leigos, Judas Tadeu Grassi Mendes está publicando, em conjunto com o professor João Batista Padilha Júnior, a obra Agronegócio: uma abordagem econômica. Este sim um livro aca-dêmico, escrito para profissionais de economia e do agro-business. "É o maior negócio do Paraná, do Brasil e do mundo. É preciso entender este setor, que é importantíssimo para a nossa economia", explica o professor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]