• Carregando...

O governo irá acrescentar pelo menos 6 mil megawatts de capacidade ao sistema elétrico nacional em 2014, anunciou, nesta quinta-feira, 16, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na abertura da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). De acordo com nota publicada no site do ministério, também serão construídos 6,8 mil quilômetros em linhas de transmissão neste ano. A previsão é inferior ao desempenho obtido no ano passado, quando foram adicionados 6,5 mil megawatts de energia ao parque gerador nacional e foram instalados 10 mil quilômetros de novas linhas.

A reunião - fechada à imprensa e com previsão de encerramento após as 20 horas de hoje - tem a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na condição de convidada. De acordo com o MME, Lobão confirmou durante o encontro a realização de sete leilões de energia e cinco certames de transmissão este ano.

O documento do ministério informa ainda que as autoridades do setor fizeram "um relato otimista" em sobre o nível dos reservatórios das hidrelétricas. O CMSE também fez um balanço do plano de segurança do abastecimento de eletricidade para a Copa do Mundo de 2014. Segundo Lobão, já foram concluídas 77 obras de reforço nas cidades sede do Mundial, e outros 33 projetos estariam em fase final de construção.

O ministro destacou ainda, de acordo com a nota, as medidas de redução das tarifas de energia adotadas em 2013 e seus impactos na inflação do ano passado. "Além de melhorar a competitividade da economia, essa redução histórica foi o item que mais contribuiu para a preservação da renda familiar no País", afirmou Lobão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]