• Carregando...

A Usiminas anunciou nesta quinta-feira alta de 14 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre, para 495 milhões de reais, apesar de registrar uma queda de 9 por cento nas vendas em volume em um período marcado por fortes importações de aço no país.

Analistas consultados pela Reuters, esperavam, em média, lucro líquido de 388,6 milhões de reais, depois que a empresa teve ganho de 347 milhões de reais no segundo trimestre.

A Usiminas, uma das principais fornecedoras para as indústrias de veículos e máquinas e equipamentos do país, teve vendas de 1,55 milhão de toneladas de aço de julho a setembro, ante 1,694 milhão um ano antes. Enquanto isso, a produção de aço bruto somou 1,953 milhão de toneladas, alta de 7 por cento.

O lucro antes de incidência de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) somou 735 milhões reais no trimestre, contra 417 milhões de reais de julho a setembro de 2009, ficando em linha com o esperado pela média de cinco previsões de analistas. A margem Ebitda subiu sobre o terceiro trimestre de 2009, de 14,6 para 22,7 por cento.

A receita líquida do grupo encerrou o trimestre em 3,241 bilhões de reais, crescimento de 13 por cento na comparação anual e queda de 10 por cento sobre o segundo trimestre e abaixo dos 3,425 bilhões de reais esperados pelo mercado.

A receita caiu pelo menor volume vendido. A empresa afirma que aumentou seus preços médios em cerca de 3 por cento sobre o período de abril a junho.

Chamando o momento por que passa o setor siderúrgico de "totalmente atípico", a Usiminas afirma no balanço que o crescimento acelerado do país "associado a uma taxa de câmbio supervalorizada, cria um cenário altamente favorável às importações, que afeta o crescimento da indústria como um todo e do setor siderúrgico".

A empresa terminou o trimestre com um resultado financeiro positivo de 112,1 milhões de reais ante 200,44 milhões de reais entre julho e setembro de 2009.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]