i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Banco de investimento

Lula assina MP que autoriza BB e Caixa a comprar bancos

BB e CEF estão autorizadas a criar subsidiárias incluindo empresas dos ramos securitário, previdenciário, de capitalização e outros

  • PorReuters
  • 22/10/2008 07:11

O governo decidiu tomar mais uma medida excepcional para conter os efeitos da crise financeira internacional no mercado brasileiro, autorizando o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar participações em outras instituições financeiras no país.

De acordo com Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União, os dois bancos federais poderão comprar diretamente, ou por meio de subsidiárias, participações em instituições financeiras, públicas ou privadas, incluindo empresas dos ramos securitário, previdenciário e de capitalização, entre outras.

A MP autoriza ainda que o Banco Central faça operações de swap de moedas com bancos centrais de outros países. Os limites e condições destas operações serão fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O governo também autorizou a criação da empresa Caixa - Banco de Investimentos, que irá atuar no segmento.

Nas últimas semanas, o governo brasileiro adotou uma série de medidas visam garantir o bom funcionamento do mercado de crédito brasileiro e evitar que bancos de menor porte sofresse grandes impactos por conta do congelamento das linhas de financiamento externas.

O BC liberou o uso de parte dos recursos recolhidos compulsoriamente dos bancos para a compra de carteiras de crédito e outros ativos de renda fixa de instituições de menor porte.

Além disso, a autoridade monetária lançou um instrumento exclusivo para o financiamento das operações de comércio exterior, por meio de leilões de moeda estrangeira para bancos que têm o compromisso de repassar os recursos, em até 30 dias úteis, para as empresas do segmento.

No primeiro leilão deste novo instrumento, realizado na segunda-feira, o BC repassou 1,6 bilhão de dólares para quatro bancos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.