• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira a construção da usina nuclear de Angra 3, durante inauguração da plataforma de petróleo P-52, e afirmou que o país precisa de mais energia se quiser crescer a níveis superiores a cinco por cento ao ano na próxima década.

"Também (vamos fazer) Angra 3. Para a gente crescer acima de cinco por cento, nós temos que dizer aos investidores que não vai faltar energia nesse país a partir de 2012, porque até lá está garantido", disse o presidente em discurso aos funcionários do estaleiro responsável pela construção da nova plataforma, que vai entrar em operação em setembro.

Lula afirmou ainda que a energia nuclear é uma alternativa a outras fontes, mais poluentes.

"Nós já temos dito, a energia nuclear é uma energia limpa, não polui, não emite CO2, portanto não vai causar efeito estufa no planeta Terra. Se for termelétrica de carvão, sim, se for termelétrica de óleo diesel, sim, mas essa nuclear não", acrescentou o presidente.

Lula também minimizou os temores de um acidente nuclear como o que aconteceu em Chernobil, na Ucrânia, quando esse país ainda integrava a União Soviética, em 1986.

Segundo Lula, a tecnologia nuclear desenvolvida pelo Brasil é de ponta, o que reduziria os riscos de acidentes. "A tecnologia do Brasil é perfeita, posso dizer que nunca acontecerá no Brasil o que aconteceu em Chernobil."

A construção da usina nuclear de Angra 3 está na pauta da próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no próximo dia 25.

A expectativa é de que a construção de Angra 3 seja aprovada na reunião do CNPE.

O presidente disse ainda que voltará ao Rio de Janeiro dentro de dez dias para lançar um programa de saneamento básico na região metropolitana do Estado, com um custo de 2 bilhões de reais, que estava incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]