• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta seguda-feira em seu programa de rádio Café com Presidente, que o país precisa estar preparado contra adversários dos biocombustíveis. Segundo ele, o Brasil não pode abrir mão da defesa do etanol e do biodiesel, uma matriz energética revolucionária já comprovada há 30 anos.

Jornais europeus afirmaram na semana passada que a União Européia não quer o etanol sujo vindo do Brasil e que a plantação de cana-de-açúcar poderia invadir o território da Amazônia. Temos adversários que vão levantar todo e qualquer tipo de calúnia contra a qualidade do etanol, contra a qualidade do biodiesel, disse Lula.

Segundo o presidente, a tecnologia brasileira de biocombustíveis também significa distribuição de renda para países mais pobres.

- Esse é um debate que o Brasil não tem de ter medo. Nós não vamos aceitar outra vez o cartel dos poderosos do mundo tentando impedir que o Brasil se desenvolva, tentando impedir que o Brasil se transforme numa grande nação.

De acordo com Lula, afirmar que a produção de biodiesel pode causar interferência na produção de alimentos é uma coisa totalmente descabida. O presidente ainda negou que a produção de biocombustíveis possa invadir o território da Amazônia.

- Portugal chegou aqui em 1500 e há 470 anos introduziu a cana no Brasil e a cana não chegou na Amazônia por uma razão simples: os portugueses descobriram há muito tempo que na Amazônia não é lugar de plantar cana porque a temperatura não é propícia para isso.

Na semana passada, na Bélgica, o presidente participou como convidado de honra da Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, organizada pela Comissão Européia. Ele disse, em seu programa de rádio, que o encontro serviu também para cobrar uma posição mais clara dos países europeus em relação às altas taxas de importação de biocombustível brasileiro.

- É engraçado porque eles cobram impostos do nosso álcool, cobram do nosso biodiesel, mas não cobram do petróleo. (...) Hoje nós temos 20 países que produzem petróleo por 200 países. Com o biodiesel nós vamos poder ter mais de 100 países, ou seja, nós vamos democratizar a produção de combustível no mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]