• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (14), em conferência internacional sobre turismo em Florianópolis (SC), que o governo quer retomar a política de aviação regional entre cidades de médio porte, como alternativa ao desenvolvimento do turismo no Brasil.

"Estamos discutindo com os governadores uma política de regionalização da aviação. As empresas grandes querem ganhar dinheiro fazendo viagens de capital para capital, mas cidade média também precisa ter transporte para outra cidade média. A nossa aviação regional já foi infinitamente melhor. Tomamos a decisão de recuperar a aviação regional", disse Lula.

O presidente deu a declaração em discurso na abertura da 9ª Conferência Global Sobre Viagens e Turismo, organizada pelo Conselho Mundial de Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC, na sigla em inglês), no resort Costão do Santinho, em Florianópolis.

Lula afirmou que o governo pode inicialmente subsidiar essas linhas. "Temos que criar condições até subsidiando e criar linhas que, no começo, serão deficitárias, mas, depois, muito lucrativas. As pessoas têm o direito de ir e vir e cabe aos estados garantir isso."

Copa e Olimpíadas

Ao citar o potencial do Brasil para a expansão do turismo, o presidente disse que o país "possivelmente tem o maior potencial turístico que um país tem hoje no mundo".

Lula afirmou ainda que a Copa de 2014 beneficiará muito o país e que, caso as Olimpíadas de 2016 sejam no Rio, o Brasil pode ter um crescimento ainda maior.

Ele disse também que, ao criar o Ministério do Turismo, o setor passou a ter mais visibilidade. "O turismo brasileiro nunca tinha sido levado a sério, embora fosse motivo de discurso em campanhas eleitorais."

Crise

No discurso, o presidente voltou a falar que a crise "não é momento de se lamentar nem de chorar".

"A crise mostra quem é quem (...) e estamos convencidos de que sairemos dessa crise mais fortes do que entramos", disse a uma platéia composta basicamente de empresários brasileiros e estrangeiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]