• Carregando...

Se existe um grande problema que os desenvolvedores e fabricantes de smartphones ainda não conseguiram solucionar, é a duração reduzida das baterias destes aparelhos. Se a carga dos antigos aparelhos durava dias, dificilmente um Galaxy ou iPhone permanece com energia suficiente para ser usado ao longo de um dia inteiro. Mesmo assim, existem algumas configurações e truques que dão uma sobrevida aos aparelhos.

Localizador A busca por rede consome mais da metade da bateria do smartphone. Se desabilitar a conexão é a última das consequências para economizar energia, desligar o serviço de localização permanente do celular pode ser útil para ter mais carga diária. O ideal é habilitá-lo somente ao usar programas como Google Maps, Waze e Foursquare. É possível desabilitar a função de localização programa por programa ou nas configurações gerais do iPhone, por exemplo, em Configurações > Privacidade > Serv. De Localização.

Atividades em segundo plano

Aplicativos como Facebook e Twitter sugerem que o localizador fique habilitado, mas não é necessário ligar o serviço para usar estes programas. Atividades em segundo plano Aplicativos como o Facebook não param de trabalhar mesmo quando você não está mexendo no seu perfil ou navegando pela timeline – e isso gasta bateria. Para poder dizer se o usuário recebeu alguma mensagem ou se teve alguma foto comentada, o aplicativo precisa atualizar frequentemente seu status. O bloqueio pode ser feito nas configurações do aparelho, em Configurações > Geral > Atualização em 2º plano.

Sistema push

Outra opção é desligar o sistema de notificações, o chamado "push". Neste caso, o usuário só descobre se recebeu alguma mensagem no Whatsapp, por exemplo, ao acessar o aplicativo.

Fechamento de aplicativos

Quanto mais aplicativos em atividade, mais bateria será consumida do celular. No entanto, é melhor deixar os programas funcionando em ‘stand by’ do que fechar e reiniciar aplicativos frequentemente. A cada vez que o usuário abre um app, uma carga extra de energia do celular é gasta para atualizar as informações do programa. Brilho automático

É possível controlar o nível de brilho da tela do celular para ambientes com diferentes luminosidades. No entanto, às vezes a configuração padrão pode não ser a ideal e a tela do celular acabar brilhando mais do que deveria. Os smartphones contam com a opção de Brilho Automático para economizar uma fração da bateria do celular. Desta forma, o aparelho identifica a porção de luminosidade suficiente para a tela, sem que o brilho consuma energia desnecessariamente.

Tela de fundo estática

O papel de parede do celular também pode consumir mais energia do que o desejado. O ideal é optar por uma imagem estática ao invés das opções dinâmicas, com movimentos. Quando a tela de fundo é uma animação, o celular gasta mais energia sempre que o visor está desbloqueado.

Atualizações

É ideal manter o sistema operacional do celular (iOS ou Android) sempre atualizado. Geralmente as versões mais recentes têm pequenas alterações nas suas configurações padrão que exigem uma porção menor de bateria para que o celular e seus apps funcionem.

Modo avião

Em áreas sem cobertura ou com conexão muito ruim, o ideal é habilitar o modo avião do celular. A busca por conexão é o que mais consome energia de um smartphone e o trabalho é dobrado quando a cobertura está fraca. Para poupar parte da bateria, é interessante alternar momentos com a conexão habilitada e com o modo avião ligado. Neste caso, no entanto, o celular também não recebe chamadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]