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Cubo fomenta conexões entre mais de 2.000 pessoas que transitam diariamente no espaço, com foco em empreendedorismo e inovação
Cubo fomenta conexões entre mais de 2.000 pessoas que transitam diariamente no espaço, com foco em empreendedorismo e inovação| Foto: Gazeta do Povo

O Cubo Itaú, maior hub de inovação da América Latina, completa quatro anos neste mês com motivos de sobra para comemorar: 125 startups, 1.250 empreendedores e 31 grandes empresas mantenedoras, como Grupo Pão de Açúcar, BR Malls, Kroton e Gazeta do Povo, em um ecossistema tecnológico que se tornou referência no Brasil. Diariamente, mais de 2 mil pessoas circulam pelo espaço, entre investidores, universitários e empresários.

De acordo com Renata Zanuto, cohead do Cubo, o centro de empreendedorismo amadureceu bastante em quatro anos e ganhou relevância no cenário nacional e internacional por promover a conexão entre diversos agentes do mundo dos negócios. “Viramos benchmark. Já recebemos instituições do Canadá, EUA, China, Espanha, Israel e de diversos países da África interessadas em conhecer o nosso trabalho”, elenca a administradora de empresas.

Com um crescimento acima do esperado, o Cubo teve de trocar de sede por falta de espaço três anos depois de ser lançado, e hoje ocupa 14 andares do Cubão — como é popularmente chamado —, na Vila Olímpia, em São Paulo. “Crescemos cinco vezes em tudo: espaço e número de residentes, mantenedores e eventos”, recorda Renata.

Renata Zanuto, head do centro de inovação
Renata Zanuto, head do centro de inovação| Celso Doni / Cubo Itaú

Nesta sexta-feira (20/9), o Cubo vai comemorar seus quatro anos no Cubo Conecta: Eu Sou Conexão, evento que será realizado na sede do hub em São Paulo, e deve reunir 2 mil participantes e 12 palestrantes — alguns nomes confirmados são André Maciel, managing partner do Softbank, Candido Bracher, presidente do Itaú Unibanco, Renato Freitas, cofundador da 99 e da Yellow, e os irmãos Nogueira Minotouro e Minotauro.

Durante o encontro, os participantes também poderão conhecer as startups residentes do Cubo, por meio de experiências e demonstrações. “Queremos criar conexões e mostrar como o Brasil está bem posicionado e amadurecido no ecossistema global de empreendedorismo e inovação”, conclui Renata.

Leia também: Cubo Itaú quer acelerar conexões na "parte de cima" da cadeia de startups

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