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Loja da Oxxo em Las Choapas, no México.
Loja da Oxxo em Las Choapas, no México.| Foto: BigStock

Com 18 mil lojas de conveniência no México, Chile, Colômbia e Peru, a marca Oxxo vai chegar ao Brasil nos próximos meses por meio de uma joint-venture entre a mexicana Femsa e a Raízen Combustível.

A Femsa, que tem fábricas da Coca-Cola no Brasil, e a Raízen, dona da Shell, terão 50% da nova companhia, avaliada em R$ 1,1 bilhão. Ao fazer o anúncio da parceria, o vice-presidente da Raízen, Leonardo Pontes, disse que a ideia é “abrir lojas de proximidade com a marca Oxxo fora dos postos” e ao mesmo tempo expandir a presença da marca Select nos postos de combustíveis, hoje com mil unidades em todo país.

Segundo Pontes, a nova empresa vai competir com grandes varejistas, como Pão de Açúcar e Carrefour, que já têm lojas de proximidade. “Esse é um mercado que comporta 20 mil unidades em todo o País. Queremos abocanhar uma parte disso”, disse. No Brasil, a Shell tem cerca de 6,5 mil postos de combustíveis. 

Pontes reconhece que, com a crise econômica, o consumidor faz a conta no lápis antes de entrar em uma loja de conveniência ou de proximidade. “Mas entendo que assim como há atacarejo, que atendem ao consumidor que busca preços mais baixos, há uma parcela da população que também vai em lojas de proximidade. Apostamos no longo prazo e crescimento da economia”, disse.

A rede Shell Select aumentou em 12% o faturamento no último ano, como reflexo de um investimento na ordem de R$ 50 milhões que, entre outras frentes, trouxe a nova geração de lojas. 

O grupo não divulga o faturamento anual desse seu modelo de negócios. A receita média dessas lojas é de cerca de R$ 160 mil por mês, segundo Pontes.

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