• Carregando...

Sondagem da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que é subordinada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), divulgada nesta terça-feira (8), revela que 71,4% das grandes empresas do país realizaram investimentos em inovação tecnológica no primeiro trimestre deste ano.

Segundo a ABDI, a sondagem é uma pesquisa feita com base em amostras, e realizada em empresas com mais de 500 funcionários. O segmento engloba cerca de 1,65 mil estabelecimentos industriais em todo Brasil. A ABDI informa que estas empresas respondem por, aproximadamente, 75% dos investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento da indústria brasileira.

A pesquisa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial mostra ainda que 10,5% dos pesquisados realizaram inovações tecnológicas não só em produtos, mas também de "novos processos" para o mercado nacional no primeiro trimestre deste ano. O estudo detectou, ainda, que 48,5% das grandes empresas industriais lançaram produtos novos para a própria empresa, porém já existentes no mercado nacional.

"A inovação está se dando por pressão dos consumidores, obrigando a indústria a aprimorar seus produtos", avaliou o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. Para o presidente da ABDI, Reginaldo Braga Arcuri, há um forte crescimento da indústria. "O nível de uso da capacidade instalada está batendo em um nível de 83%, 84%, o que dispara os investimentos", disse ele.

Expectativa para o segundo trimestre

A sondagem da ABDI mostra ainda que, no segundo trimestre deste ano, a expectativa dos entrevistados é de que 74,3% das grandes empresas realizem investimentos em inovação tecnológica - valor 2,2 pontos percentuais mais alto do que o registrado nos três primeiros meses deste ano.

"Estes indicadores sinalizam que, no segundo trimestre de 2010, o crescimento do mercado interno e o aumento da renda dos consumidores influenciarão fortemente a decisão de lançar novos produtos e processos por parte das grandes empresas", informou a ABDI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]