i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Crise

Mantega diz que economia brasileira dá sinais de melhoria diante da crise

  • PorAgência Brasil
  • 05/03/2009 11:06

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (6) que observa alguns sinais de melhoria da economia brasileira diante da crise internacional. Ele afirmou, porém, que os sinais são incipientes e que se dão a partir de comparação com o quarto trimestre de 2008.

Não significa que a crise está superada. Não significa que os problemas acabaram, mas significa que podemos ver a luz no final do túnel, disse durante o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que ocorre até amanhã na capital federal.

Um exemplo desses sinais seria a melhora no mercado de commodities, pois os preços estão se estabilizando e de certa forma até havendo elevação dos produtos brasileiras. Outro sinal é a melhoria nas operações da Bolsa de Valores, que estavam abaixo de 30 mil pontos e chegam agora a 40 mil. Mantega destacou ainda o fluxo cambial (entrada e saída de dólares na economia), que segundo ele foi problemático em outubro, novembro dezembro e janeiro e agora apresenta sinais positivos.

Ele também destacou a indústria automotiva, que teve uma queda expressiva nas vendas no fim de 2008, alcançou agora a venda de 200 mil veículos mês. É impostante notar, segundo ele, que enquanto a indústria automobilística nos Estados Unidos teve queda de 39,9% nas vendas em janeiro de 2009, em relação ao mesmo mês de 2008, no Brasil essa queda foi de apenas 8,1%, na mesma comparação.

Mantega fez ainda um balanço da situação econômica brasileira antes e depois da crise. A crise continua sem solução e o problema não foi solucionado porque o governo dos EUA não sabe o que fazer, se estatiza os bancos ou não. Ele lembrou que o prejuízo dos bancos chegam a US$ 792 bilhões no mundo, e as perdas potenciais de crédito devem chegar a US$ 2 trilhões.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.