• Carregando...
 | Reuters/Jo Yong-Hak
| Foto: Reuters/Jo Yong-Hak

O Fundo Soberano, cujo gestor é o Banco do Brasil, está pronto para atuar na área cambial, informou hoje (21) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O fundo passou a ser habilitado a participar de leilões de compra de dólares caso seja necessário. O ministro não quis antecipar se a alternativa será utilizada no momento.

"Ele está pronto. Isso [se é necessário fazer a compra dólares para equilibrar o câmbio] não vou dizer para você. Temos que avaliar as condições, mas ele não começou a atuar ainda", disse.

O ministro não revelou também se existe um valor de referência para as atuações do governo no câmbio. "Não tem referência porque é flutuante e depende da valorização e da desvalorização. Uma série de fatores."

Mais cedo, um técnico do ministério informou que a ideia do governo é não deixar que o preço do dólar se distancie de R$ 1,70.

Um das grandes preocupações no momento é com a valorização excessiva do real e, por outro lado, com a queda no valor do dólar depois que o Brasil passou a receber um volume grande de investimentos, a ter uma taxa de juros atrativa para os investidores e a atrair recursos por causa da capitalização da Petrobras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]