
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a preocupação com a valorização do real tem o objetivo de evitar uma "exuberância irracional" no Brasil, referindo-se ao termo cunhado pelo ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) Alan Greenspan. Para ele, a criação de bolhas especulativas nos emergentes, como vem sendo alertado pelo economista Nouriel Roubini, pode ser evitada, desde que sejam tomadas as medidas necessárias. "Queremos impedir o excesso de atração fatal em relação ao Brasil", disse ontem, ao participar de seminário sobre o Brasil em Londres.
O ministro citou estudo do Goldman Sachs apontando que o real apresenta sobrevalorização de 50% em relação ao dólar e ao yuan. Sem essa sobrevalorização, a economia brasileira seria mais competitiva do que a da China, avalia. "Queremos que venham os investimentos externos e os IPOs (sigla em inglês para oferta pública inicial de ações), mas não queremos que se criem bolhas nos mercados de capitais", disse.
Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em Londres, que "não tem dúvida" de que o Brasil poderá crescer 5% em 2010. Ele avalia que está ocorrendo uma "revolução silenciosa" no país, em razão da melhora da autoestima da população e conquista da cidadania. Em tom ufanista, Lula comparou o Brasil ao Vietnã, "um país pequeno que conseguiu derrotar a França, os Estados Unidos e a China".Também no Reino Unido, a ministra da Casa Civil e pré-candidata do governo à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou que o Brasil pode se tornar a quinta maior economia do mundo em 2016. Segundo ela, o objetivo é continuar crescendo juntamente com a redução das desigualdades sociais, como vem ocorrendo nos últimos anos. "O país vive um momento exitoso", propagandeou.
-
CPI mapeia ONGs suspeitas de receber verbas no exterior para frear desenvolvimento na Amazônia
-
Descoberta na África reaviva interesse por petróleo no Sul do Brasil; área vai a leilão
-
Moraes solta 11 presos depois da morte de Cleriston, mas insiste na prisão de doente
-
Na véspera de depoimentos, TRE-PR publica licença de relator e redistribui julgamento de Moro
Empresário que teve negócio desfeito com a Petrobras diz que vai tirar dinheiro do Brasil
Lula 3 acumula populismo, protecionismo, estouro de contas e repetição de erros
Governo envia projeto para BNDES voltar a emprestar a outros países; oposição vê “escárnio”
Mais que o triplo dos EUA: Brasil “pune” consumo com pesada carga de impostos