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Garoto-propaganda da Tio Bonato, Dr. Bactéria (de jaleco branco) apresentou o produto a empresários do varejo na feira da Apas | Divulgação/
Garoto-propaganda da Tio Bonato, Dr. Bactéria (de jaleco branco) apresentou o produto a empresários do varejo na feira da Apas| Foto: Divulgação/

Com um produto que limpa e desengordura sem agredir as mãos, a pele e o meio ambiente, a empresa paranaense Tio Bonato quer marcar presença nas gôndolas dos supermercados de todo o país e faturar R$ 30 milhões até 2020. Os produtos da marca, fundada em 2015 no município de São Carlos do Ivaí, no interior do Paraná, devem chegar às lojas em julho deste ano.

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O grande diferencial da marca é o seu apelo sustentável. Todos os produtos da linha são feitos a partir de bicarbonato de sódio, substância considerada barata e ecologicamente correta por ser biodegradável e solúvel em água. A fórmula garantiu à empresa o selo de “primeiro bicarbonato sustentável” no mercado nacional e a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), que qualifica a tecnologia utilizada como “Mecanismo de Desenvolvimento Limpo”.

O bicarbonato de sódio já é um produto bem conhecido popularmente, por ter uma série de utilidades, tanto para limpeza quando para absorção de odores. Mas, segundo Antonio Marsilli, coordenador do projeto Tio Bonato, as empresas nacionais ainda não utilizam esse componente na fabricação de produtos de limpeza e desodorização e optam pelo cloro e triclosan.

A ideia do Tio Bonato surgiu após um estudo do mercado americano, grande consumidor de produtos de limpeza à base de bicarbonato de sódio. Uma fábrica, no interior do Paraná, topou a parceria para a produção dos produtos. Somente neste ano, a Tio Bonato deve faturar R$ 5 milhões.

“Conhecemos 233 aplicações domésticas do bicarbonato sódio”, explica Marsilli. A empresa optou por lançar cinco produtos neste ano, mas pretende ampliar o leque para até 40. Os produtos serão vendidos para varejistas de todo o país e devem ser exportados para a América Latina.

Dr. Bactéria

O principal desafio da marca, segundo Marsilli, é ganhar visibilidade. Para isso, a empresa contratou como garoto-propaganda o médico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria. “Podemos dizer que nosso produto é testado e aprovado pelo Dr. Bactéria”, resume o coordenador da marca.

Além disso, a empresa investe em promotores de venda e participação em feiras de varejo. Marsilli garante que os produtos chegarão aos supermercados com um preço abaixo do praticado pelos concorrentes, com o diferencial de fazer o mesmo sem agredir o meio ambiente ou prejudicar a saúde de quem manuseia o material.

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