A Marfrig Alimentos deu mais um passo na busca pela liderança no mercado mundial de "food service". Com a aquisição da norte-americana Keystone Foods, por US$ 1,26 bilhão, a Marfrig estreia nesse segmento nos Estados Unidos com porte de empresa grande e presença garantida em todas as fases da cadeia, do abate à distribuição.
A companhia também estende o seu relacionamento com grandes redes de fast food, como McDonalds, e agrega novos clientes em "food service", como Subway, Campbells e ConAgra.
A Keystone opera 54 unidades de produção e centros de distribuição, atendendo a mais de 28 mil restaurantes em 13 países. No ano passado, teve receita líquida de US$ 6,4 bilhões, pouco menor do que a Marfrig, que teve vendas líquidas de aproximadamente US$ 6,7 bilhões em 2009.
"Em termos estratégicos, a aquisição faz sentido para a Marfrig, que procura ampliar sua diversificação geográfica e focar nos canais de distribuição mais rentáveis", afirma o analista Rafael Cintra, da Link Investimentos. "As empresas brasileiras procuram cada vez mais ampliar as suas formas de atuação para diminuir riscos", diz a analista Maria Gabriela Tonini, da Scot Consultoria.
A Keystone produz e distribui alimentos à base de carnes bovina, suína, de frango e peixe. Cerca de 60% da receita vêm da atividade de distribuição e 40% do abate.
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